Buscar no Cruzeiro

Buscar

Missa na Catedral Metropolitana de Sorocaba celebra o Dia de Reis

07 de Janeiro de 2020 às 00:21
Marcel Scinocca [email protected]

Grupo de Folia de Reis, de Vila Formosa, esteve na Catedral nesta segunda-feira (6). Crédito da foto: Luiz Setti (6/1/2020)

A Companhia de Santos Reis de Vila Formosa — Grupo de Folia de Reis - encerrou nesta segunda-feira (6) a programação 2020. Os participantes do grupo estiveram na Catedral Metropolitana de Sorocaba, onde foi celebrada uma missa.

Logo em seguida, o grupo que leva oração pelo nascimento de Jesus encenou na praça Coronel Fernando Prestes. A última apresentação foi na rua Paes de Linhares, na Vila Fiore.

Atualmente, o grupo conta com 18 membros. O grupo realiza o trabalho há trinta anos, com uma curta parada de dois anos devido à morte de um dos participantes. “A gente sai de casa no dia 24 de dezembro, aos sábados e domingos. Saímos ruas visitando as casas”, conta Eva Coppi, que lidera o grupo, junto com o marido José Coppi.

Nesta edição da festa, as visitas ocorreram nos bairros Vitória Régia, Laranjeiras e Júlio de Mesquita, entre outros. “A gente se sente muito bem, muito honrado por Deus, por ele nos dar esse dom de a gente fazer essa caminhada e levar as benções para os filhos de Deus”, diz emocionada.

Crédito da foto: Luiz Setti (6/1/2020)

No sábado (4), o grupo realizou uma caminhada com início no Centro Comunitário da Vila Formosa. Os 18 integrantes do grupo visitaram casas com a Bandeira de Santo Reis. Eles também fizeram preces e cantaram músicas para os moradores — os quais devem ter uma imagem do Menino Jesus na manjedoura ou um presépio.

Formado por migrantes paranaenses, mineiros e nordestinos, o grupo tem o propósito de manter viva uma história que, no caso de José Coppi, remonta a 1965, quando ainda vivia em Cascavel, no Paraná.

Crédito da foto: Luiz Setti (6/1/2020)

A data

O Dia de Reis é comemorado no dia 6 de janeiro — data em que, conforme a fé cristã-católica, os três Reis Magos (Gaspar, Melchior — ou Belchior — e Baltazar) chegaram à manjedoura de Jesus após terem sido guiados pela Estrela de Belém.

Conforme a Bíblia Sagrada, na noite de 24 de dezembro, eles teriam sido avisados em sonho do nascimento do Messias, iniciando suas jornadas. Ao chegarem, ofereceram ao menino, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade. (Marcel Scinocca)

Galeria

Confira a galeria de fotos