Buscar no Cruzeiro

Buscar

Mestre Boca Rica participa de evento sobre capoeira no Pq. dos Espanhóis

14 de Dezembro de 2018 às 08:00

O Parque dos Espanhóis receberá a partir desta sexta-feira (14) até domingo (16) o Mestre Boca Rica, um dos maiores mestres de capoeira, para um evento sobre essa expressão cultural afro-brasileira. A abertura está marcada para as 19h30, com uma formatura de capoeiristas. Nesta sábado (15), a partir das 15h, haverá cursos, jogos de capoeira, aulas de musicalidade e palestras para os presentes. Já no domingo, a partir das 10h, será realizada uma roda de angola com os demais convidados da região e o encerramento.

Realizado todos os anos pela Associação de Capoeira Mundo Inteiro, com o apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), o evento tem como objetivo valorizar a capoeira como uma manifestação da cultura popular brasileira.

Nascido em Salvador (BA), o Mestre Boca Rica tem 82 anos de idade e é um dos últimos discípulos vivos do mestre Pastinha. É um exemplo para os demais praticantes de capoeira, e mesmo possuindo apenas o ensino fundamental, ele compôs mais de 60 músicas a partir da década de 1980. Além dele, estarão presentes os representantes da Associação Mundo Inteiro do México, Treinel Cascão, Treinel Espirro e Mestre Franja.

De acordo com o idealizador do evento, Manoel Troiano dos Santos, conhecido como Mestre Cuco, o evento será uma vivência com o Mestre Boca Rica. “Poderemos adquirir a experiência dele como mestre de capoeira, nos ensinando como deve ser os fundamentos, valorizando a tradição e musicalidade da prática de capoeira”, destaca.

O Parque dos Espanhóis fica na rua Campos Salles, s/nº, na Vila Assis. Informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3233-9809. Entrada gratuita e aberta a todos os interessados.