Buscar no Cruzeiro

Buscar

Meio ambiente é tema da Mostra Ecofalante

05 de Junho de 2020 às 00:01

Meio ambiente é tema da Mostra Ecofalante “Amazônia sociedade anônima” será exibido por 24h a partir das 17h de hoje. Crédito da foto: Divulgação

A Mostra Ecofalante de Cinema realiza sua 9ª edição em agosto -- se a pandemia permitir, é claro. Mas, durante a quarentena, e lembrando a Semana do Meio Ambiente, o evento lança, como aperitivo, uma seleção de cinco filmes que tratam da questão ambiental. Esses estão acessíveis, até a terça, dia 9, na plataforma Videocamp (www.videocamp.com).

Os filmes são “Ruivaldo, o homem que salvou a Terra”, de Jorge Bodansky e João Farkas; “Amazônia sociedade anônima”, de Estêvão Ciavatta, “A grande muralha verde”, de Jared P. Scott, “O golpe corporativo”, de Fred Peabody, e “Ebola: sobreviventes”, de Arthur Pratt.

A mostra inicia com “Ruivaldo, o homem que salvou a Terra”, que conta a saga do personagem-título, fazendeiro do Pantanal em sua luta para salvar suas terras do alagamento causado pelo assoreamento do Rio Taquari, no Mato Grosso do Sul.

O outro brasileiro da Mostra é “Amazônia sociedade anônima”, que entra na plataforma às 17h de hoje e fica disponível por apenas 24 horas. E é filme para não perder. Tem como foco a resistência dos indígenas Sawré Muybu, que promoveram uma autodemarcação de suas terras como forma de barrar a invasão dos madeireiros. (Luiz Zanin Oricchio - Estadão Conteúdo)