Buscar no Cruzeiro

Buscar

Macs sedia palestra gratuita com consultor de arte João Correia

26 de Janeiro de 2020 às 00:01

Correia falará sobre artistas, obras e o mercado de arte contemporânea. Crédito da foto: Divulgação

 

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) inicia suas atividades deste ano com uma palestra gratuita ministrada por João Correia, especialista em arte. A atividade será no próximo sábado, dia 1 de fevereiro, às 11h, quando Correia falará sobre artistas, obras e o mercado de arte contemporânea. As inscrições gratuitas devem ser feitas pelo e-mail [email protected].

João Correia é consultor de arte e mestrando em Liderança Cultural na Royal Academy e Maastricht University (Reino Unido). Para o palestrante, a arte contemporânea é construída por múltiplas camadas de discursos e é preciso ter algum conhecimento complementar para absorver todo o potencial da obra. “O artista se esforça para desenvolver mensagens que nos toquem em diferentes níveis, mas, no final, algumas obras parecem distantes, impenetráveis e difíceis de alcançar com o repertório que temos”, destaca.

O encontro terá foco no trabalho dos artistas contemporâneos Ernesto Neto e Thomas Hirschhorn. O primeiro é brasileiro e conhecido pela sensibilidade e interação humana em instalações imersivas. “Suas obras, com tecidos e aromas, convocam à sociabilidade e interação, por meio de experiências sensoriais”, explica João.

O segundo artista é da Suíça e suas obras são conhecidas por retratar as lutas pessoais e sociais, com temas sobre justiça e responsabilidade moral. “Suas construções esculturais transformam os espaços vazios de galerias e museus em ambientes caóticos, envoltos em fita de embalagem e teorias políticas. Hirschhorn já teve obras expostas na La Triennale, de Paris (2012) e Dia Art Foundation, de Nova Iorque (2013)”, complementa.

O Macs fica na avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos