Buscar no Cruzeiro

Buscar

Macs recebe “Egidio por metro quadrado”

02 de Dezembro de 2020 às 00:01

Macs recebe “Egidio por metro quadrado” Exposição, presencial e on-line, apresenta peças do artista plástico. Crédito da foto: Divulgação

O Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs) receberá, a partir do próximo dia 8, a exposição “Compreensão do AR (ou E=M2)”, do artista plástico Egidio Rocci (1960 -- 2015), sob curadoria de Laerte Ramos. A mostra ficará disponível para visitação gratuita, presencial ou virtual, até 8 de março do ano que vem e contará com trabalhos expostos, além de um videoslide de fotos tiradas pelo artista e três documentários com depoimentos de artistas convidados para homenagear Rocci.

A exposição, que também é conhecida como “Egidio por metro quadrado”, é uma referência às estruturas esculturais manipuladas por ele e já passou por São José do Campos, sua cidade natal, Campinas, Itapetininga e Rio Preto. Segundo o curador Laerte, o resgate das obras é uma maneira, não só de reativar, como também de celebrar o artista. “Com o seu falecimento, o ateliê fica sem o artista, mas o trabalho continua vivo”, pontua.

O acervo da exposição foi escolhido de maneira que reunisse um pouco de cada série produzida pelo artista, com obras que apresentam uma ligação muito forte com artefatos de madeira, aviões e móveis antigos. Diante da sua qualidade e inegável importância para o cenário artístico nacional, a exposição ganhou o “9° Prêmio Marcantonio Vilaça -- Funarte”, uma das mais tradicionais premiações de arte do País.

Visita guiada

Em decorrência da pandemia, o Macs inova mais uma vez e, para essa exposição, oferecerá uma visita guiada, feita de maneira totalmente on-line, com o intuito de eternizar as produções de Egidio, assim como ampliar o diálogo do museu com o mundo. “É uma maneira, ainda, de o trabalho do museu ganhar mais visibilidade, com uma exposição que poderá ser acessada no mundo inteiro. Isso acaba abrindo oportunidades para que outros artistas possam conhecer o museu”, comenta o curador.

As visitas virtuais serão feitas por meio do Facebook do Macs (/MACSMuseu), do Instagram (@macsmuseu) e do site: www.macs.org.br. Já, as visitas presenciais podem ser agendadas pelo e-mail: [email protected].

Após a finalização da exposição de Egidio Rocci, o Macs foi prestigiado e escolhido como o museu que irá manter as obras do artista dessa exposição integrando, assim, o acervo permanente do museu. O Macs está localizado na av. Dr. Afonso Vergueiro, 280, no Centro, ao lado da antiga Estação Ferroviária de Sorocaba. Mais informações sobre o museu estão disponíveis em: www.macs.org.br ou pelo telefone: (15) 3233-1692. (Da Redação)