Lulu Santos fará show da Virada na Paulista
O cantor Lulu Santos ficou encarregado de fazer a contagem regressiva na passagem de ano. Crédito da foto: Pedro Negrão / Arquivo JCS
A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (SMTur), São Paulo Turismo (SPTuris) e Secretaria Municipal de Cultura, realiza no próximo dia 31 de dezembro o tradicional Réveillon na Paulista 2020. O palco dos shows terá 16 x 20 metros e estará localizado na avenida Paulista, entre as ruas Haddock Lobo e Bela Cintra, virado para o sentido Paraíso. A programação começará a partir das 18h e tem nomes como as duplas Anavitória, os sertanejos Marcos e Belutti, o cantor Lulu Santos, que fará a contagem regressiva na passagem de ano, e o grupo Chiclete com Banana. Também haverá apresentações do DJ Leandro Pardí nos intervalos das atrações principais e da escola de samba Rosas de Ouro no encerramento.
No momento da Virada de ano, os fogos de artifício utilizados serão de um modelo mais silencioso, atendendo à legislação municipal, que possuem alguns elementos químicos diferentes dos fogos tradicionais e produzem pouco ruído.
Essa foi uma demanda de ativistas que defendem os animais, atendida pelo prefeito Bruno Covas ainda no fim de 2018, quando sancionou uma lei que proíbe os fogos de estampido, com ruídos que perturbam os bichos. Os fogos desse tipo, quando entram em contato com o calor, emitem chamas de diferentes cores na forma de luz, mas emitem ruídos reduzidos, sem o estampido.
Serão dez minutos de duração do espetáculo de luzes e três toneladas de fogos.
Produção e infraestrutura
A SPTuris é a empresa responsável pela infraestrutura de todo o Réveillon na Paulista. Conforme a empresa, a montagem das estruturas começou no dia 21 de dezembro, com apoio da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que cuidará da operação para que o impacto no trânsito da região da avenida Paulista seja o menor possível. Haverá estruturas montadas até a altura do cruzamento da avenida Paulista com a avenida Brigadeiro Luís Antônio. A desmontagem vai até o dia 3 de janeiro de 2020.
Para o público poder acompanhar todos os detalhes da festa, além de cinco painéis de LED no palco, outros seis painéis de vídeo LED e 12 torres de som serão instalados por toda a avenida.
O evento contará com 1.200 policiais militares, 560 seguranças privados, 90 bombeiros civis, 10 recepcionistas, oito médicos, 22 enfermeiros, entre outros profissionais. Também haverá 14 ambulâncias de remoção e oito de UTI, 30 geradores espalhados pelo evento, 430 banheiros químicos e 35 banheiros para pessoas com deficiência.
Perfil de público
O grupo Chiclete com Banana subirá ao palco 1h para animar o início do novo ano. Crédito da foto: Divulgação
Na edição anterior do Réveillon na Paulista, o perfil do público predominante no evento foi: 52% mulheres, 28% na faixa etária de 18 a 24 anos, 35% com ensino médio, 59% de moradores da capital paulista, 32% estavam acompanhados da família e 36% usaram o metrô para chegar ao local. A nota geral para o evento foi de 8,5 e entre as motivações principais para participar do Réveillon na Paulista, 28% foram curtir a avenida e 25% pelas atrações musicais.
Em relação aos turistas, a permanência média foi de 5 dias na cidade e gasto médio de mais de R$ 1 mil no período, sendo que 34% ficaram em hotéis ou flats. Já para aqueles visitantes que ficaram hospedados na casa de parentes ou amigos, a permanência média dobrou e foi de dez dias.
Acessibilidade e mobilidade
Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida terão 200 lugares acessíveis posicionados do lado esquerdo em frente ao palco, com acesso pela rua Haddock Lobo, lado do bairro dos Jardins.
A recomendação para quem vai participar do Réveillon na Paulista é que dê preferência ao transporte público e, para evitar filas, adquira com antecipação os bilhetes.
Para dar todo o suporte à mobilidade da população que vai à festa da Virada, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-SP) e a São Paulo Transportes (SPTrans) farão operação especial desde o período da manhã para as pessoas se locomoverem até a região da avenida Paulista, onde também acontece a Corrida Internacional de São Silvestre. O Metrô também terá operação especial a ser divulgada em breve. O evento conta ainda com apoio de vários órgãos municipais como CET, SPTrans, GCM, Polícia Militar e Metrô.
Confira a programação completa
18h - Abertura
18h25 - Bimbo e Jhonas
19h - Anavitória
20h10 - DJ Leandro Pardí
20h30 - Marcos e Belutti
22h - DJ Leandro Pardí
22h30 - Lulu Santos
23h55 - Virada com Lulu
0h15 - Lulu Santos
0h30 - DJ Leandro Pardí
1h - Chiclete com Banana
1h40 - Escola de samba Rosas de Ouro
Galeria
Confira a galeria de fotos