Buscar no Cruzeiro

Buscar

Livro reúne reflexões sobre arte das ruas

10 de Abril de 2019 às 00:02

Docentes se reuniram para “provocar um diálogo entre as ruas sorocabanas e os acadêmicos”, explica Thífani Postali - Foto: Divulgação

Promover a aproximação entre as vozes das ruas e as vozes do universo acadêmico. Este é propósito do livro “Entrelinhas da pichação: diálogos sorocabanos”, organizado pelos professores Thífani Postali e José Neto, que será lançado nesta quarta-feira (10), às 19h, na Universidade de Sorocaba (Uniso), campus Raposo Tavares.

A publicação, contemplada no edital de 2018 da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc) com o valor de R$ 22.800, reúne reflexões sob a ótica de diversas áreas do conhecimento, feitas a partir de fotografias de pichações e grafites encontrados pelas ruas de Sorocaba.

[irp posts="34716" ]

 

De acordo com Thífani Postali, idealizadora do projeto, a intenção da obra “não é discutir a legalidade das inscrições urbanas, mas provocar um diálogo entre as ruas sorocabanas e os acadêmicos, pois muitas das discussões propostas pelas ruas são assuntos debatidos em eventos acadêmicos e ambientes seletivos, o que impossibilita a maioria da sociedade de participar de reflexões que podem ser construtivas”.

Entremeando as reflexões, estão as fotografias realizadas por José Neto. A diagramação da obra é de Carla Salles e a revisão e supervisão do projeto é de Isabella Pichiguelli. Para a elaboração da capa, foram convidados os artistas sorocabanos Will Ferreira e Michel Japs, que também fecham o livro com uma entrevista, na qual falam sobre o trabalho com o grafite e a relação com a cidade.

Os autores da obra são: Aldo Vannucchi, Ana Maria Souza Mendes, André Luiz Sueiro, Beatriz Elaine Picini Magnana, Benedito Aparecido Cirino, Breno Pensa Barelli, Danilo Vieira Vilela, Ed Mulato, Edgar Albuquerque, Evenize Batista, Fabrício de Francisco Linardi, Fernanda dos Santos Ueda, João J. C. Sampaio, José Neto, Josefina de F. Tranquilin-Silva, Julio Cesar Gonçalves, Marcélia Picanço Valente, Marcelo de Barros Ramalho, Marcelo Rodrigues, Michelli Cristine Scapol Monteiro, Mônica Cristina Ribeiro Gomes, Nobel Penteado Freitas, Paulo Celso da Silva, Rodrigo Barchi, Roger dos Santos e Thífani Postali.

O lançamento ocorre hoje no auditório do Bloco F da Cidade Universitária “Professor Aldo Vannucchi” da Uniso (rodovia Raposo Tavares, km 92.5). A entrada é gratuita. Toda a renda arrecadada com a venda dos exemplares será destinada ao Lar Casa Bela, instituição não governamental que presta serviço de acolhimento a crianças e adolescentes na região. Cada exemplar estará disponível pelo valor de R$ 30.

A abertura da noite de lançamento será realizada pelo professor e filósofo Aldo Vannucchi, fundador da Universidade de Sorocaba. Na ocasião, haverá também uma mesa redonda com condução da professora Mara Rovida, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Uniso e pesquisadora do MidCid -- Grupo de Pesquisa Mídia, Cidade e Práticas Socioculturais, e do professor Marcos Reigota, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniso, pesquisador e autor de diversos livros sobre educação ambiental. No evento, serão expostas fotos realizadas durante o processo de produção do livro. Após a exposição, a coletânea de fotografias ficará disposta à apreciação do público na Biblioteca Aluísio de Almeida -- Cidade Universitária durante um mês.

Galeria

Confira a galeria de fotos