Buscar no Cruzeiro

Buscar

Livro ensina as crianças a usar bem o dinheiro

22 de Novembro de 2020 às 00:01

Livro ensina as crianças a usar bem o dinheiro O conteúdo da obra está voltado para crianças a partir dos 4 anos. Crédito da foto: Divulgação

O livro “De pouquinho em pouquinho, se faz muitão”, o primeiro da Coleção As descobertas do Dindim, tem a proposta de ensinar habilidades e ferramentas para o bom uso do dinheiro para crianças a partir dos 4 anos, além de focar na persistência, consistência e colaboração. Distribuido pela FTD Educação, em parceria com a consultoria Oficina das Finanças, especializada em Educação Financeira, o livro é de autoria de Carolina Simões Lopes Ligocki, diretora da Oficina das Finanças, e coordenação pedagógica da psicopedagoga Silvana Iunes. O lançamento será durante a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, entre os dias 23 e 29 de novembro .

O projeto voltado para a educação infantil apresenta de maneira leve, divertida e instigante, conceitos de educação financeira e estratégias comportamentais para ensinar os pequenos a fazerem bom uso do dinheiro, além de explorar noções de empreendedorismo e sustentabilidade para os menores.

A história da menina Rebeca traz reflexões sobre o processo de realização, o tempo que é necessário esperar, as ações diárias, persistência, consistência e colaboração, observando, também, como tudo isso acontece na natureza.

A obra conta ainda com uma seção “Mão na Massa”, onde a borboleta Dindim traz sugestões de atividades para as crianças desenvolverem habilidades demandadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O livro pode ser adquirido no e-commerce da FTD Educação (https://compre.ftd.com.br/)

Encontro digital

A autora Carolina Ligocki participará de live no canal do YouTube da FTD Educação no dia 24, às 17h, para contar mais sobre a obra e como ela pode contribuir para que as crianças estejam melhor preparadas para usar o dinheiro com responsabilidade e sustentabilidade. A live pode ser acessada no link: https://youtu.be/1yhDSrJYuLk. Outro encontro digital acontece no dia 26, às 10h, no mesmo canal.

O lançamento do livro e as lives serão realizadas durante a 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, entre os dias 23 e 29 de novembro. Conhecida como Semana ENEF, a ação tem o objetivo de promover estratégia nacional de Educação Financeira e divulgar o tema para a população. Mais informações no site: https://semanaenef.gov.br/

As autoras

Silvana Iunes é graduada em Matemática com Mestrado em Educação pela Universidade de Brasília (UNB). Psicopedagoga e consultora de Educação Matemática em escolas públicas, particulares e ensino à distância. Coautora e coordenadora do programa da Oficina das Finanças na escola de educação financeira.

Carolina Ligocki é autora de mais de quinze livros que compõem programas para a Educação Financeira de crianças, jovens e adultos. Diretora da Oficina das Finanças. Bióloga, atua, ao lado do marido, Leonardo Silva, desde 1999, no desenvolvimento do método dos 6Gs, de Educação Financeira comportamental, na Oficina das Finanças. (Da Redação)