Buscar no Cruzeiro

Buscar

Livro digital resgata histórias e lembranças de Votorantim

27 de Março de 2021 às 00:01

Livro digital resgata histórias e lembranças de Votorantim Aldo Fogaça entrevista Geraldo Rocha, o Palhaço Sabonete. Crédito da foto: Jorge Silva / Divulgação

Seis moradores de Votorantim que vivem na cidade há mais de 50 anos e viveram intensamente a emancipação do município foram ouvidos e relatam suas lembranças no livro digital (e-book) “Memórias Cinquentenárias de Votorantim”, que será lançado neste sábado (27), às 19h, de maneira on-line.

A obra é de autoria dos jornalistas Aldo Fogaça, Luciana Lopez e Paulo Andrade e traz relatos de seis moradores de Votorantim que vivem na cidade há mais de 50 anos e viveram a emancipação do município: Pascoal Pardini, Wilma Vetorazo Galli, Florival Custódio Mendes (Tatu), Jesus Rodrigues Filho, Geraldo Rocha (Sabonete) e José Carlos Nogueira. Também integram a equipe produtora a editora de imagens Adriana Meira e a designer Sandy Queiroz.

Na data escolhida para o lançamento, 27 de março, Votorantim completa 56 anos de instalação do município. Foi nesse dia, em 1965, que o primeiro prefeito e os primeiros vereadores tomaram posse e a cidade ganhou autonomia. Antes, em 1º de dezembro de 1963, um plebiscito foi realizado e a população optou pela emancipação da cidade de Sorocaba.

Livro digital resgata histórias e lembranças de Votorantim Paulo Andrade conversa com Florival Custódio Mendes (Tatu). Crédito da foto: Jorge Silva / Divulgação

Na ocasião, o movimento histórico mobilizou muitas pessoas, lideranças dos mais variados setores que acreditavam que Votorantim poderia alavancar consideravelmente o seu desenvolvimento. Os vanguardeiros encamparam esse propósito, se organizaram em incontáveis reuniões e se articularam com o objetivo de garantir a emancipação. Esse é um dos fatos que está presente na memória das pessoas que viviam no então bairro de Sorocaba.

Os autores farão uma apresentação da obra por meio de um vídeo, que será lançado às 19h pelo facebook.com/luciana.lopez.524 e pelo www.youtube.com/LuLopezJornalista. No lançamento, serão comentados os bastidores da produção e será disponibilizado o link para acessar o livro em PDF gratuitamente pela internet, no qual a obra também poderá ser baixada pelo leitor. Quem desejar, após o lançamento pode solicitar o livro em PDF através do e-mail [email protected].

O projeto foi realizado com recursos da Ação Emergencial, lei nº 14.017/ 2020 (Lei Aldir Blanc), do Ministério do Turismo e Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal, selecionado pela Secretaria de Cultura, Turismo e Lazer da Prefeitura de Votorantim, Fundo Municipal de Cultura FMC. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos