Buscar no Cruzeiro

Buscar

Laurentino Gomes adia lançamento de segundo volume da trilogia 'Escravidão'

26 de Agosto de 2020 às 14:51

Laurentino Gomes adia lançamento de segundo volume da trilogia 'Escravidão' Laurentino Gomes com o primeiro volume da trilogia "Escravidão". Crédito da foto: Reprodução / Facebook (19/8/2020)

O jornalista e escritor Laurentino Gomes apresentaria o segundo volume de sua trilogia Escravidão neste segundo semestre. Por causa da pandemia do coronavírus, o lançamento foi adiado.

A previsão agora é que o novo livro chegue às livrarias em 2021. Isso deverá ser feito depois do lançamento na Bienal do Livro do Rio de Janeiro.

"Foi uma decisão difícil, longamente discutida com meus editores, mas é também a mais correta e responsável neste momento incerto e delicado em que vivemos", justifica o autor. "Meus lançamentos, em geral, são acompanhados de uma intensa agenda de viagens pelo Brasil com sessões de autógrafos, bate-papos, palestras e presença em escolas, algo que seria inviável acontecer neste ano. Adiar o lançamento é, portanto, um sinal de respeito e cuidado com os leitores, livreiros, professores, estudantes e todas as pessoas envolvidas nesse processo", disse Laurentino Gomes em comunicado enviado pela Globo Livros.

https://www.facebook.com/laurentinogomes.oficial/posts/3491607240903337

Detalhes do livro

O segundo volume da trilogia, cujos originais já foram entregues à editora, cobre um período de 100 anos, entre a descoberta de ouro em Minas Gerais, no início do século 18, e a chegada da corte de Dom João ao Rio de Janeiro, em 1808. O primeiro, lançado no ano passado, partia dos acontecimentos relacionados ao início da escravidão africana no Atlântico, entre o primeiro leilão de escravos em Portugal, em 1444, e a morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.

O volume final da trilogia , adiado agora para 2022, contemplará o século 19. Incluirá o nascimento do Brasil como Estado-Nação, o movimento abolicionista e o término formal da escravidão com a Lei Áurea de 13 de maio de 1888. (Estadão Conteúdo)