Buscar no Cruzeiro

Buscar

João Leopoldo toca ‘Oi, tudo bem?’ no Sesi

01 de Setembro de 2018 às 15:30

João Leopoldo toca ‘Oi, tudo bem?’ no Sesi Segundo João Leopoldo, o show é leve, divertido e prioriza a pluralidade dos gêneros musicais. Crédito da foto: Gui Urban / Divulgação

Lançado em julho de 2017 pelo cantor, compositor e pianista sorocabano João Leopoldo, o álbum “Oi, tudo bem?” terá o seu primeiro show de lançamento na cidade hoje, no teatro do Sesi. A entrada é gratuita.

Além de sua banda, formada por Gustavo Marques (guitarra), Camilo Macedo (baixo elétrico), Ítalo Ribeiro (bateria) e as inseparáveis teclas do piano, João Leopoldo terá como convidados o cantor Júlio Moura e o trombonista Bocato, responsável pelo inconfundível timbre de trombone presente na discografia de Itamar Assumpção -- e que também participou da gravação do disco. “Fiquei muito surpreso com a qualidade musical e poética do trabalho do João. Seu trabalho tem muita influência da Vanguarda Paulista e do jazz”, comenta o trombonista que, em mais de 40 anos de carreira, já tocou ao lado de artistas com Arrigo Barnabé, Elis Regina, Ná Ozzetti, Gal Costa, Zeca Baleiro, dentre outros.

Segundo João Leopoldo, o show é leve, divertido e cheio de detalhes que colorem a ambiência do som, priorizando a pluralidade dos gêneros musicais, “valorizando também a sonoridade e a rítmica das palavras como protagonistas, em contraponto aos instrumentos”, detalha. A capa do disco traz o desenho de um homem com cabeça de piano concebido pela ilustradora Luiza Pannunzio, uma espécie de alter ego de João. “[Cabeça de piano] é um personagem em busca de alguma coisa, que quer se libertar de sua cabeça e encontrar um novo universo musical‘, sugere o músico.

Autoral

Resultado de projeto premiado no edital de 2016 do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura”, o disco “Oi, tudo bem?” reúne 12 faixas, com composições autorais influenciadas por ritmos, sons e narrativas lúdicas de compositores que “brincam com as palavras” como Luiz Tatit, Itamar Assumpção e Arnaldo Antunes.

Além de Bocato, o álbum contou com participações especiais de André Abujamra, do violinista Ricardo Herz, da cantora Selma Fernands, do baixista Rubem Farias, dos guitarristas Raul Misturada e Paulo Monarco, dentre outros convidados. A direção musical é assinada por Edu Capello. À época do lançamento, João Leopoldo defendeu que, diferentemente de seus trabalhos autorais anteriores, “Oi, tudo bem?”, ao seguir a intuição e a experiência de Capello, se traduziu em material mais palatável ao público em geral. “A ideia dele foi pluralizar estilos e gêneros dentro do meu universo musical que é tão particular. Ele ajudou a encontrar um meio termo entre a música narrativa, que já fazia parte da minha personalidade, com um lado mais cancioneiro, mais comunicativo”, disse.

Serviço

João Leopoldo

Hoje, no Teatro do Sesi Sorocaba (rua Gustavo Teixeira, s/nº, Mangal), às 20h

Entrada gratuita (os ingressos devem ser retirados no local com uma hora de antecedência)