Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itu sedia, na segunda-feira, o 7º Encontro Regional de Museus

22 de Janeiro de 2020 às 00:01

As atividades serão realizadas na sede da Fábrica de Arte Marcos Amaro (Fama). Crédito da foto: Reprodução Facebook

 

A cidade de Itu sedia na próxima segunda-feira, dia 27, o 7º Encontro Regional de Museus, organizado pela Representação Regional Sorocaba do Sistema Estadual de Museus (Sisem-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. O evento tem como objetivo integrar as instituições museológicas visando fomentar discussões sobre políticas públicas para os museus, além de contribuir com a formação e qualificação dos profissionais que atuam nas instituições.

As atividades serão realizadas na Fábrica de Arte Marcos Amaro (Fama), das 9h30 às 17h. A abertura será feita pelo diretor do Grupo Técnico de Coordenação do Sisem-SP (GTC Sisem-SP), Davidson Panis Kaseker. Na sequência, os representantes regionais apresentarão a proposta de Plano de Ação de 2020 e os presentes poderão debater o documento. No período da tarde, haverá uma capacitação em Montagem de Exposições, realizada pela equipe da Fábrica de Arte Marcos Amaro.

O Sistema Estadual de Museus congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado. Para compartilhar e debater os objetivos estratégicos setoriais e mobilizar as diferentes regiões do Estado, o Sisem-SP conta com um Grupo de Trabalho composto por 35 representantes regionais titulares e 35 representantes regionais suplentes, divididos em 24 representações regionais. Integram a Regional Sorocaba as cidades de Águas de Santa Bárbara, Alambari, Alumínio, Anhembi, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Areiópolis, Avaré, Bofete, Boituva, Botucatu, Capela do Alto, Cerqueira César, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Guareí, Iaras, Ibiúna, Iperó, Itapetininga, Itatinga, Itu, Jumirim, Laranjal Paulista, Mairinque, Manduri, Pardinho, Pereiras, Piedade, Pilar do Sul, Porangaba, Porto Feliz, Pratânia, Quadra, Salto, Salto de Pirapora, São Manuel, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sarapuí, Sorocaba, Tapiraí, Tatuí, Tietê, Torre de Pedra e Votorantim.

As inscrições para participar do evento devem ser feitas no link que trata do encontro dos museus. Dúvidas e informações podem ser esclarecidas em contato com o e-mail [email protected]. A Fábrica de Arte Marcos Amaro (Fama) funciona na rua Padre Bartolomeu Tadei, 9, na Vila São Francisco, em Itu. (Da Redação)