Buscar no Cruzeiro

Buscar

Itu realiza nesta semana a 5ª edição do Interfoto

17 de Julho de 2018 às 11:16

A fotografia criativa e a preservação da natureza são os eixos temáticos da 5ª edição do Festival de Fotografia Interfoto, que começa na quinta e prossegue até domingo (22), em Itu. Além de exposições, o festival terá uma série de atividades gratuitas, como oficinas e palestras, em diversos locais: Espaço Fábrica São Luiz, Museu da Energia de Itu, Casa da Praça, localizadas no Centro Histórico de Itu, e também na Fundação Marcos Amaro.

De acordo com Carlos Marien, coordenador do Festival, a edição deste ano destacará a fotografia criativa com o tema "Roda da vida", com curadoria de Marcos Varanda. Haverá exposições de artistas consagrados e da nova geração, que desenvolvem trabalhos autorais por meio da técnica fotográfica.

Como contrapartida social, afirma Marien, o Interfoto 2018 terá uma série de atividades ligadas à fotografia de aves e da natureza em geral. "Existem milhares de fotógrafos amadores da nossa região que gostam de fotografar aves. Nesta edição, decidimos mostrar e valorizar essa simbiose, do amor e o prazer pela fotografia e do contato com a natureza", afirma.

Estão confirmadas na programação, entre outras, a exposições "Mulheres e fotografia de aves", com quatro das mais atuantes fotógrafas de aves da atualidade no país; e "Cristalino: luz na Amazônia", do fotógrafo e biólogo João Paulo Krajewski, produtor do quadro "Domingão aventura", do "Domingão do Faustão".

Outro destaque da programação é a exposição de fotos do livro "Jardins da Arara de Lear", de autoria do fotógrafo da National Geographic João Marcos Rosa e do jornalista Gustavo Nolasco. A obra registrada no sertão da Bahia conta a história das mulheres e homens sertanejos na luta pela preservação da arara-azul-de-lear.

Também participam do Interfoto 2018 os seguintes profissionais: Yuri Messas, Marina Maeda, Fernando Henrique Campos, Carlos Rincón, Armando Prado, Renata Guarnieri, Hugo Curti, Carlos Nascimento, Marco Araújo, José Pedrosa, Clicio Barroso, José Bassit, Cristiano Mascaro, Marcelo Greco, Fernando Henrique, Yago Moreira, Alexandre Keese, Rodrigo Zugaib, André de Oliveira, entre outros.

Preservação da natureza é um dos temas abordados no festival  - JOÃO PAULO KRAJEWSKI / DIVULGAÇÃOPreservação da natureza é um dos temas abordados no festival - JOÃO PAULO KRAJEWSKI / DIVULGAÇÃO

Palestras e workshops 

O festival terá mais de 15 atividades gratuitas, entre palestras e workshops ministrados por grandes nomes da fotografia como Alexandre Keese, Armando Prado, Clício Barroso, Sergio Jorge, Carlos Nascimento, Marina Maeda, Marco Araújo, José Pedroza, João Paulo Krajewski, Carlos Rincón, Rodrigo Zugaib, Hugo Curti, Yuri Messas, entre outros profissionais.

Um dos destaques da programação é a palestra "Cristalino: luz da Amazônia", do biólogo, fotógrafo e produtor João Paulo Krajewski, que ocorre no sábado (21) às 18h, na Sala Ili, no Espaço Fábrica São Luiz. Há vagas para 50 participantes.

Também no sábado (21), das 9h às 12h, haverá oficina de Mobgrafia (fotografia de celular), com o fotógrafo Ricardo Rojas, que acontecerá no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Frei Alípio, no Bairro Cidade Nova. A ação, realizada em parceria com a Prefeitura de Itu, é voltada para moradores que residem no referido bairro e seu resultado será exposto no Interfoto.

A programação completa e a relação de oficinas, painéis e palestras pode ser obtida no site www.interfoto.com.br. As atividades são gratuitas e para participar é preciso retirar senha no local, com uma hora de antecedência.

"Janelas da Alma"

Uma das exposições mais badaladas do Interfoto, a "Janelas da alma" -- na qual as fotografias ficam expostas nas janelas exteriores da Fábrica São Luiz -- traz neste ano imagens de pessoas que trabalham em Itu. A exposição, afirma Carlos Marien, celebra a retomada do Cine Foto Itu, um coletivo de fotógrafos amadores criado há 50 anos, mas que ficou inativo nas últimas décadas.

'Janelas da alma': fotografias ficam expostas nas janelas exteriores da Fábrica São Luiz - TERASSAN FOTOGRAFIA / DIVULGAÇÃO'Janelas da alma': fotografias ficam expostas nas janelas exteriores da Fábrica São Luiz - TERASSAN FOTOGRAFIA / DIVULGAÇÃO

Serão 42 painéis, com fotos feitas por integrantes do Cine Foto Itu em comércios e ruas da cidade. A ideia de fotografar este público, afirma o coordenador, surgiu com a já tradicional vocação da própria exposição, que é realizar um tributo à população da cidade de Itu.

Além desta exposição na área externa, poderão ser vista na área interna da Fábrica São Luiz, as seguintes mostras: "Mulheres e fotografia de aves" (4 das mais atuantes fotógrafas de aves da atualidade no país); "Cristalino: luz na Amazônia", do fotógrafo e biólogo João Paulo Krajewski; "Mostra roda da vida", com exposições "Ser urbano", "Tribos", "Hotel 66", "Saltar vazio", "40 anos de fotografia", "São Paulo século XXI"; "Mostra novos valores", com curadoria de Marcos Varanda, e "Brasil de hoje", com curadoria de Clicio Barroso. Ainda poderão ser apreciadas fotos do livro "Jardins da Arara de Lear" de autoria do fotógrafo da National Geographic, João Marcos Rosa e do jornalista Gustavo Nolasco, um dos destaques do Festival.