Buscar no Cruzeiro

Buscar

Iniciativas incentivam produção de obras durante a quarentena

24 de Maio de 2020 às 00:01

Iniciativas incentivam produção de obras durante a quarentena O Museu do Isolamento reúne trabalhos como a arte feita por Suellen Ribeiro. Crédito da foto: Reprodução Instagram

Se, mais do que nunca, estamos precisando usar a criatividade para lidar com os desafios impostos pela pandemia, a possibilidade de nos conectarmos com a arte pode ser uma boa forma de, mesmo confinados, ampliarmos os nossos horizontes. Diferentes iniciativas surgidas nos últimos dias apostam tanto no incentivo à produção dos artistas quanto na divulgação de suas obras pela internet, para que o público também possa encontrar novos estímulos neste momento.

Idealizada por três publicitários espanhóis -- Emma Calvo, José Guerrero e Irene Llorca --, a página do Instagram The Covid Art Museum (@covidartmuseum) está em atividade desde 19 de março e conta hoje com quase 100 mil seguidores. “Nos primeiros dias de quarentena na Espanha, nós notamos como artistas e amigos estavam compartilhando criações ligadas à pandemia nas redes sociais”, relata Irene.

Foi com proposta semelhante que Luiza Lorenzi Adas, de 23 anos, usou os recursos do Instagram para criar a página Museu do Isolamento Brasileiro (@museudoisolamento), que busca difundir obras produzidas por artistas de todo o País durante a quarentena. “Quando o isolamento começou, passei a me questionar como a arte poderia se manter viva. Conversei com artistas sobre como o momento poderia dificultar ainda mais a sua visibilidade. Enquanto eu refletia, descobri o The Covid Art Museum. Então pensei: ‘Por que eu mesma não posso fomentar o ecossistema da arte brasileira?’‘, relata Luiza.

Criado há duas semanas, o museu já conta com dez mil seguidores e 400 publicações. “Alguns artistas fazem críticas mais ligadas ao momento, mas tem muitos abordando as suas experiências pessoais, a sua individualidade neste momento de isolamento”, explica.

A feira ArtRio, cuja 10ª edição está prevista para setembro, também apostou em concursos on-line. Por meio de chamadas abertas em seu Instagram (@artrio_art), promoveu a Mostra Fotográfica Retratos da Quarentena, que contou com duas edições. A proposta foi incentivar fotógrafos amadores e profissionais a produzir registros das mudanças no cotidiano provocadas pela pandemia. As fotos selecionadas podem ser conferidas no site e nas redes da feira. (Estadão Conteúdo)