Buscar no Cruzeiro

Buscar

Hoje tem espetáculo on-line e gratuito da Aclowndemia

21 de Março de 2021 às 00:01

Hoje tem espetáculo on-line e gratuito da Aclowndemia Contemplado com recursos da Lei Aldir Blanc, “Clownfé” será exibido pelo Youtube. Crédito da foto: Divulgação

Em tempos de isolamento social, artistas do País inteiro precisaram se adaptar para apresentar seus trabalhos e, com o Núcleo Aclowndemia de Palhaçaria de Sorocaba, não foi diferente. O espetáculo “Clownfé” será exibido hoje, on-line, às 17h, no canal do Youtube do grupo (http://bit.ly/3eN9XyV ). A classificação é livre.

Repleto de loucuras e confusões, o espetáculo Clownfé nos leva a acompanhar a rotina de um restaurante, onde a palhaça “Dado”, dona do estabelecimento aguarda ansiosamente pela presença de um crítico que premiará o seu espaço, mas se tratando de um lugar frequentado por palhaças e palhaços, tudo pode acontecer nesse dia tão esperado.

O espetáculo surgiu como resultado de um processo de estudos do coletivo em cenas clássicas da palhaçaria de picadeiro, mesclando com referências do cinema como Chaplin, Buster Keaton e entre outros. Durante o processo, foi se criando pequenas esquetes que ao fim, uniram-se numa dramaturgia única.

A peça que já estava pronta, inclusive com data de estreia há exatamente um ano -- quando foi adiada por conta da pandemia, precisou ser adaptada. De acordo com Samir Jaime, diretor do espetáculo, além de algumas adaptações na questão das dinâmicas de cenas, outro desafio que os artistas do grupo enfrentaram foi o de se apresentar sem uma plateia presente, visto que para o palhaço, essa troca com o público é muito importante.

A transmissão on-line do Clownfé -- já gravado e editado pelo Núcleo Aclowndemia -- será exibida pelo canal do Youtube do grupo: Núcleo Aclowndemia de Palhaçaria (http://bit.ly/3eN9XyV ). A classificação é livre e após o espetáculo, uma sala virtual será aberta para bate-papo com os artistas do grupo.

Lei Aldir Blanc

Após longos meses de pausa e encontros on-line, o grupo viu na ação emergencial Lei n. 14.017/2020 Lei Aldir Blanc, uma oportunidade de resgatar o espetáculo e claro, usar os recursos do auxílio que foram de grande importância para os artistas.

Fabiano Amancio (palhaço Pereba), integrante do Núcleo Aclowndemia e que depende exclusivamente da sua arte para sobreviver, ficou desempregado durante a pandemia e considera o recurso da Lei como um alívio para cumprir com suas obrigações pessoais. “Um respiro no meio do caos”, declara.

Compõem o elenco de Clownfé: Bruna Walleska (palhaça Cisnerita), Fabiano Amancio (palhaço Pereba), Jéssica México (palhaça Dado), Joelma Manfio (palhaça Malteza Blololinha), Michele Sonsim (palhaça Mafarda Mutchan) e Natasha Amaral (palhaça Longuinha).

Para quem quiser acompanhar o Núcleo Aclowndemia de Palhaçaria Sorocaba, basta acessar o instagram @aclowndemiasorocaba. (Da Redação)