Buscar no Cruzeiro

Buscar

Historiador sorocabano é o vencedor do Desafio Histórico

24 de Setembro de 2019 às 00:01

Desafio Histórico já tem um vencedor A Igreja de Sant’Ana está na lista do prédios mais antigos da cidade. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (10/8/2019)

O historiador Carlos Carvalho Cavaleiro foi o vencedor do Concurso Desafio Histórico, promovido pelo Centro de Estudos Históricos Caminhos das Tropas (Cehicat), em parceria com a Biblioteca Infantil. A iniciativa teve como objetivo apontar os dez prédios históricos mais antigos de Sorocaba. Em segundo e terceiro lugar ficaram Danilo José de Lima e Jairo Camargo, respectivamente. Os demais participantes, classificados com prêmio de participação, foram Carlos Roberto dos Santos, Nathália de Almeida Menezes, Gabriel Luques de Lima, José Cruz Swensson, Carlos Augusto Bittar, Natália Oliveira Galli e Tomas Cortez Montes.

A relação dos prédios antigos premiada, apresentada por Carlos Cavaleiro, citou a Igreja de Sant’Ana (popularmente conhecida como igreja de São Bento), Mosteiro de São Bento, Capela da Penha, Casarão do Quinzinho de Barros, Casarão de Brigadeiro Tobias, Catedral Metropolitana, Capela de Aparecidinha, Teatro São Rafael, Chácara Amarela e Estação Rodoviária.

[irp posts="136555" ]

 

Destes prédios contemplados, seis são do século 18 e três do século 19. Desses dez mais velhos, o mais recente é a Estação da Sorocabana, inaugurada em 1875. Isso quer dizer várias edificações do século 19, como a Fábrica Fonseca (1881), a Capela do Divino, a Fábrica Santa Rosália, o Asilo São Vicente de Paulo, Grupo Escolar Antonio Padilha e alguns outros ficaram de fora.

Em compensação, os participantes relacionaram prédios, que são do século 20, como os cinemas Eldorado e Caracante, o Palacete Scarpa, o Packing House, o prédio do Correio, a Fábrica Santo Antônio, Mercado Municipal, dentre outros. Foram lembrados mais de 30 prédios.

Desafio Histórico já tem um vencedor A lista que ficou em primeiro lugar foi apresentada pelo historiador Carlos Carvalho Cavaleiro. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (31/10/2017)

 

Os trabalhos de apresentação dos vencedores foram coordenados por Sérgio Coelho de Oliveira, presidente do Cehicat, e José Rubens Incao, da Biblioteca Infantil. Esteve também presente ao evento o historiador Adolfo Frioli, que coordenou a comissão julgadora, formada também por Geraldo Bonadio e José Rubens.

Nos debates que se sucederam à revelação dos premiados foram abordados alguns temas como o caso da Capela da Penha, tida e havida como localizada em Votorantim, mas oficialmente pertencente a Sorocaba. Outra questão levantada foi com relação aos prédios históricos submetidos a grandes reformas, como a Catedral, a Capela da Penha, a Estação da Sorocaba e a Igreja de Sant’Ana.

Discutiu-se também a existência na cidade de alguns casarões velhos, que poderiam estar na relação das construções antigas, mas não estão por falta de documentação e pesquisas. Dois exemplos citados foram o casarão da rua Padre Luiz, na esquina da rua Padre Luiz com o Beco da Catedral e o casarão da avenida São Paulo (antiga rua da Contagem). (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos