Buscar no Cruzeiro

Buscar

Geraldo Vandré autografa livro de poemas na Uniso

23 de Outubro de 2018 às 07:32

Vandré autografa livro de poemas na Uniso Geraldo Vandré volta à cidade 50 anos após ter visitado a faculdade, à época Fafi - Foto: Reprodução Facebook

Autor de canções que habitam na memória popular brasileira como “Disparada” e “Para não dizer que não falei das flores”, esta última uma espécie de hino da resistência contra o regime militar, o cantor e compositor paraibano Geraldo Vandré estará nesta terça-feira (23) no campus Cidade Universitária da Universidade de Sorocaba (Uniso) para participar de um evento com participação aberta ao público, rompendo um período de reclusão de mais de 40 anos.

Às 10h, Vandré será recebido pela reitoria e, na sequência, às 10h30, o Camer’Art, braço do Madrigal Uniso fará uma apresentação musical no hall do Prédio Administrativo. Para encerrar a programação, às 11h, haverá uma cerimônia no anfiteatro da Biblioteca. Na ocasião, ele irá autografar seu livro “Poética”, originalmente lançado com o título “Cantos Intermediários de Benvirá”, composto por poemas escritos durante seu exílio no Chile (1969 a 1973).

[irp]

 

Esta é a segunda vez que Vandré passa pela Uniso. Há 50 anos, no dia 31 de maio de 1968, durante o regime militar, ele veio a Sorocaba para conversar com os estudantes da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (Fafi), um dos embriões da Uniso. “Era um tempo de tantas prisões de estudantes, mas aquele grupo de alunos nossos conseguiu realizar um encontro pacífico com o Vandré, então no auge da fama”, relembra o professor Aldo Vannucchi, que era o Diretor da Fafi.

Na época, a professora Sonia Chébel Mercado Sparti, então estudante de Pedagogia e Secretária do Centro Acadêmico Santo Tomás de Aquino (Casta), gravou a fala e o canto de Vandré em fita cassete, que hoje está disponível em CD na Biblioteca da Uniso. O cineasta Anselmo Duarte também participou do evento com a exibição e debate do filme “O pagador de promessas”. “Cinquenta anos depois daquela tarde de 31 de maio, do ano de 1968, um dos mais emblemáticos anos do século XX, Vandré retorna a Sorocaba e à Faculdade, agora Universidade, para reafirmar, com sua presença, que ‘quem sabe faz a hora, não espera acontecer’”, comenta a professora Sonia. Amanhã, às 20h, Geraldo Vandré estará no Sesc Sorocaba no concerto de Beatriz Malnic, cantora, pianista, arranjadora e regente.