Buscar no Cruzeiro

Buscar

Gabinete de Leitura Sorocabano comemora 153 anos de fundação

19 de Janeiro de 2020 às 00:01

Gabinete de Leitura Sorocabano comemora 153 anos de fundação Área interna do Gabinete de Leitura Sorocabano. Crédito da foto: Aldo V. SILVA (9/1/2017)

O Gabinete de Leitura Sorocabano completou, na segunda-feira (13), 153 anos de história. Atualmente presidido pelo capitão João Brotas, o gabinete surgiu a partir de iniciativa de um grupo de voluntários, liderado pelo engenheiro Matheus Maylasky. Ao todo, 31 instituidores assinaram a ata de fundação do Gabinete, em 13 de janeiro de 1867.

#TBT Antiga fachada em 1883. Crédito da foto: Arquivo JCS e Gabinete de Leitura Sorocabano

Instituição cultural mais antiga de Sorocaba em atividade, o Gabinete de Leitura Sorocabano é um dos três do Estado de São Paulo remanescentes da estrutura do Império -- precursores das bibliotecas municipais e precedentes às “políticas culturais do Estado” --, ao lado de Jundiaí e Rio Claro, conforme demonstra a doutora em História pela USP, Ana Luiza Martins, autora do livro “Gabinetes de Leituras: cidades, livros e leituras na província paulista”, lançado em 2015 pela Editora da USP (Edusp).

O acervo de Sorocaba guarda mais de 50 mil itens catalogados, entre jornais, livros, documentos históricos, fotografias e até papiro. O local é ainda equipado com auditório e oferece computadores conectados à internet.

Para ter acesso ao acervo, não-sócios pagam R$ 10 por jornal encadernado. Associados pagam R$ 30 por mês e podem ter acesso amplo ao material. Para se associar é preciso preencher uma ficha de proposta, no local, e levar duas fotos.

O Gabinete de Leitura fica na na praça Coronel Fernando Prestes, 21, Centro. Mais informações pelo telefone (15) 3232-0768. (Da Redação)

[irp posts="158204" ]