Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fundec terá seleção para 187 vagas em 9 cursos gratuitos

08 de Novembro de 2020 às 00:01

Fundec terá seleção para 187 vagas em 9 cursos gratuitos As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site da Fundec. Crédito da foto: Vinícius Fonseca / Arquivo JCS (6/10/2020)

A Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) abre no dia 1º de dezembro o processo seletivo de 2021 para o preenchimento de 187 vagas para preenchimento imediato em nove cursos gratuitos do Instituto Municipal de Música de Sorocaba (Fundec). As inscrições poderão ser feitas até o dia 20 de dezembro, exclusivamente pela internet, no site www.fundecsorocaba.com.br.

De acordo com o regulamento, só serão aceitas inscrições de candidatos que moram Sorocaba. As aulas terão início em 2021 e poderão ser presenciais ou virtuais, conforme orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Além de cursos de instrumentos musicais (fagote, oboé, trompa, trompete e viola), há vagas para teatro adulto e infantil, coral infanto juvenil e musicalização infantil. Outras 25 vagas para suplentes dos cursos de instrumentos serão disponibilizadas e poderão ser preenchidas conforme disponibilidade, por reprova, desistência, ou faltas dos alunos.

Em virtude da dificuldade financeiras pela qual algumas famílias têm passado, em decorrência da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus, a diretoria da entidade deliberou pela isenção da taxa de inscrição no processo seletivo deste ano.

Para se inscrever no curso de fagote, é necessário ter idade mínima de 10 anos e para o curso de oboé, o candidato deve ter idade mínima de 11 anos. Os cursos de viola de arco, trompete e trompa, a idade mínima é de 8 anos. Para o curso de musicalização infantil, o interessado deve ter idade mínima de 7 anos completos e idade máxima de 11 anos. O curso de coral infanto-juvenil é para crianças de 9 anos a 14 anos. O curso de teatro infanto-juvenil é para crianças entre 9 e 13 anos e o de teatro adulto é para maiores de 14 anos. Para o candidato menor de idade é obrigatório que esteja regularmente matriculado em escola da rede pública ou particular de ensino. O preenchimento das vagas do curso de musicalização infantil é feito por sorteio e a divulgação da lista dos sorteados será divulgada no dia 29 de janeiro no site da Fundec.

Os candidatos dos cursos de instrumentos, iniciantes ou não, passarão por um teste de aptidão aplicado por professores da Fundec. O dia e horário dos exames serão divulgados em listagem no site da Fundec no dia 15 de janeiro, e também na sede da entidade (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro). O candidato que já souber tocar o instrumento escolhido e tiver o mesmo, poderá levá-lo para o dia do teste de aptidão, além de uma peça de livre escolha preparada para executá-la durante o teste. Os candidatos do curso de teatro deverão fazer apresentação uma cena ou improvisação de livre escolha de, no máximo, dois minutos.

As matrículas dos candidatos aprovados no teste de aptidão de musicalização infantil, coral e teatro deverão ser efetuadas nos dias 3, 4 e 5 de fevereiro e a matrícula custa R$ 25. A lista de documentos exigidos para a matrícula, bem como o regulamento completo do processo seletivo, estão disponíveis no edital publicado na última quinta-feira (5) no jornal Município de Sorocaba, disponível em http://noticias.sorocaba.sp.gov.br/. (Felipe Shikama)