Buscar no Cruzeiro

Buscar

‘Floresta encantada’ terá obra com participação de crianças no Macs

03 de Junho de 2019 às 21:55

‘Floresta encantada’ terá obra com participação de crianças no Macs Desde 2016 a artista Ana Ruas realiza trabalhos compartilhados numa série, que dá nome à mostra. Crédito da foto: Divulgação

Crianças com idade entre 1 anos e 7 anos e meio são convidadas a participar da criação de um grande painel, de 3 x 3,30 metros, que será expostos no Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba (Macs). A ação é parte do projeto da exposição “Floresta encantada”, que acontecerá em parceria com a artista plástica sul-matogrossense Ana Ruas e entrará em cartaz no museu no próximo dia 15.

[irp posts="116056" ]

 

Os pequenos terão a oportunidade de literalmente “fazer arte”, criando, em coparticipação com a artista, o grande painel que integrará a exposição. As crianças serão as responsáveis pela primeira parte da pintura, que será feita de forma coletiva, em oficinas gratuitas que acontecerão nos próximos sábado e domingo, no espaço expositivo do Macs. As turmas serão divididas de acordo com a idade: no sábado, das 14 às 15h, para crianças com 4 e 5 anos e, depois, entre 15h30 e 16h30, para quem tem 6 e 7 anos. No domingo, das 9h30 às 10h30, será a vez dos bebês, de 1 ano e meio a 3 anos.

Em um segundo momento, a artista Ana Ruas finalizará a obra. O painel compartilhado fará parte da série de pinturas que dá nome à mostra, que teve início em 2016. “Foi durante um encontro com crianças que surgiu a ‘Floresta Encantada’, pois eu nunca subestimo o comentário de uma delas. Os comentários são sensíveis, sinceros e elas não têm medo de se expor. Existe, sim, um encantamento desprovido de críticas nos olhares e comentários. E isso dá uma liberdade incrível! Estou muito feliz de participar desta exposição com o MACS e, mais ainda, porque, pela primeira vez, um museu abre as portas para eu participar desse processo com as crianças dentro do espaço da exposição”, reflete a artista.

As inscrições das crianças que desejem participar das oficinas devem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone: (15) 3233-1692. As vagas são limitadas a 10 crianças por turma. O Macs fica na avenida Dr. Afonso Vergueiro, 280. (Da Redação)