Buscar no Cruzeiro

Buscar

Flautas são atração no palco do Teatro Municipal neste sábado (21)

19 de Setembro de 2019 às 22:10

Flautas são atração no palco do Municipal O grupo é formado pelos flautistas Francielle Paixão, Pedro Ribeirão, Gustavo de Francisco e Renata Pereira. Crédito da foto: Divulgação

Considerado um dos principais grupos de música de câmara do Brasil, o quarteto de flautas Quinta Essentia se apresenta no sábado (21), às 20h30, no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV), fechando a temporada 2019 dos Concertos Finamax-Astra.

[irp posts="143552" ]

 

Criado em 2006, o Quinta Essentia Quarteto é formado por flautistas talentosos que têm o instrumento nos seus diversos estilos, tamanhos e épocas. Neste concerto, o grupo também utilizará flautas modernas e quadradas que despertam grande curiosidade no público. Esta é a primeira vez que o grupo integra a série Finamax-Astra.

Com uma consolidada carreira internacional, com concertos realizados em diferentes países como Itália, França, Alemanha, Portugal, China, Namíbia, Bolívia, Estados Unidos e Austrália, seu trabalho o levou a ganhar diversos prêmios e a se tornar um grupo brasileiro que lançou música barroca alemã para flautas por um selo alemão, ARS Produktion, em 2017.

“A cada novo espaço que nos apresentamos, temos a expectativa de atrair novos públicos, de fazer uma boa apresentação e de alguma forma contribuir para que a música erudita no Brasil seja mais valorizada pelo público em geral”, conta Gustavo de Francisco, integrante do quarteto. “Acreditamos que ninguém gosta daquilo que não conhece. Portanto, damos o nosso melhor para que as pessoas possam voltar a futuros concertos, e que se tornem público cativo das salas de espetáculos no Brasil afora”, ressalta o músico.

O grupo, que também conta com os flautistas Pedro Ribeirão, Francielle Paixão e Renata Pereira, apresentará o repertório intitulado “Caboclo”, fruto de seu mais recente trabalho. “Neste repertório, exibimos obras de compositores brasileiros consagrados, como Heitor Villa-Lobos e Radamés Gnattali. Também apresentamos obras que foram compostas recentemente e dedicadas ao quarteto, como a ‘Flautata Doce’ de Daniel Wolff, compositor e violonista que leciona na UFRGS”, explica Gustavo de Francisco.

A exemplo dos outros três concertos já realizados nesta temporada, todo o valor arrecadado com a venda dos ingressos será revertido à Creche Maria Claro, entidade que atende mais de 130 crianças e adolescentes carentes com deficiências múltiplas, oferecendo assistência e amparo. A temporada é realizada com patrocínio das empresas Finamax e Astra, por meio Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura e do Fundo Social de Solidariedade. A direção artística é de Vastí Atique.

Os ingressos custam R$ 10 e podem ser adquiridos antecipadamente hoje, das 9h às 15h na Agência Finamax (rua Cesário Mota, 87, Centro) e ou das 8h às 10h na Creche Maria Claro (rua João Wagner Wey, 1.240). Os ingressos remanescentes serão vendidos na bilheteria do TMTV amanhã, a partir das 19h30. O TMTV fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/n, Alto da Boa Vista. (Da Redação)