Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fim de semana será de quadrinhos no Sesc Sorocaba

31 de Outubro de 2019 às 22:01

Fim de semana será de quadrinhos no Sesc Sorocaba A Ilustra Comic Fest nasceu em 2016 com o objetivo de criar uma rede de ilustradores profissionais, fãs e curiosos sobre o tema. Crédito da foto: Lilian Ambar / Divulgação

A forte presença das histórias em quadrinhos (HQs) nas adaptações cinematográficas é o mote da 4ª edição do Ilustra Comic Fest, que será realizado neste final de semana no Sesc Sorocaba.

O evento ocorre no sábado (2) e domingo (3), das 10h30 às 18h30, com entrada gratuita e uma programação abrangente, voltada tanto aos leitores aficionados por quadrinhos quanto aos aprendizes e profissionais da arte da ilustração.

[irp posts="41866" ]

 

Nesta edição, os curadores optaram por dar ênfase à potência dos HQs em adaptações bem sucedidas (ou nem tanto) para as telonas. Por isso, o festival contará com duas mostras de curtas-metragens, bate-papo com Daniel Rezende e Vitor Caffagi, diretor do filme e quadrinista de “Turma da Mônica -- laços”, e com o consagrado quadrinista, artista visual, escritor e ator Lourenço Mutarelli.

Além de exibição filmes, o evento contará com a já tradicional feira de quadrinhos e ilustrações, com presença dos autores e uma área para crianças e adultos desenharem. A programação conta, ainda, com oficinas e workshops gratuitos de pintura digital, arte final e narrativas gráficas.

Idealizado pelos ilustradores profissionais Marcel Bartholo e Michell Ed, que também assinam a curadoria, o Ilustra Comic Fest objetiva reunir os amantes dos quadrinhos e fortalecer a produção autoral de ilustradores da Região Metropolitana Sorocaba (RMS).

O festival teve as duas primeiras edições anuais (2016 e 2017) realizadas de maneira independente e desde o ano passado é promovido em parceria com o Sesc Sorocaba. A própria instituição é o embrião do festival, pois desde 2013 desenvolve o projeto Ilustradoria, evento mensal -- sempre na última quinta-feira do mês --, que reúne admiradores e praticantes de desenho.

Em 2016, na primeira edição do Ilustra Comic Fest, Bartholo defendia que a ideia inicial do evento era criar uma rede aberta e permanente, não só de ilustradores profissionais e fãs, mas também por aqueles que têm curiosidade para saber mais sobre esse mundo.

Hoje, diante de uma programação diversificada e com convidados de peso, é possível afirmar que essa rede está consolidada. “É uma rede que cresce a cada edição, porque a gente mantém o vínculo com quem tá com a gente e conhece mais gente, inicia novas parcerias”, assinala.

Pela primeira vez, metade dos vinte artistas convocados para participar da feira foi escolhida por meio de um processo seletivo. A expansão do evento, porém, não é o foco. “A tendência é seguir, não necessariamente crescendo, mas sempre buscando fazer um trabalho relevante, que aproxime a população que gosta ou quer trabalhar com desenho”, afirma.

Um dos destaques da programação é a presença do escritor, ator, dramaturgo e autor de histórias em quadrinhos Lourenço Mutarelli, que vai falar sobre o seu processo criativo em um bate-papo amanhã, das 16h às 17h30, na área de convivência da unidade. A atividade é gratuita.

Durante os dois dias de festival, o artista estará na unidade onde também fará análise de portfólio dos participantes, dando conselhos, dicas e sugestões de caminhos para desenvolver o trabalho artístico. Para participar desta atividade será necessário retirar senha com uma hora de antecedência.

Para o cinema

Fim de semana será de quadrinhos no Sesc Sorocaba O evento contará com a já tradicional feira de quadrinhos e ilustrações, com presença dos autores. Crédito da foto: Lilian Ambar / Divulgação

O festival também entra no circuito de estreia da animação em longa-metragem “A cidade dos piratas”, de Otto Guerra, que será exibida no sábado, às 20h, no teatro da unidade.

Baseada na série de quadrinhos “Piratas do tietê”, criada pela cartunista Laerte Coutinho no começo dos anos 1980, a animação conta a história de um diretor de cinema que enfrenta uma situação complexa no meio da produção de seu longa metragem: a autora de “Os piratas do tietê” começa a rejeitar os personagens quando o enredo está praticamente pronto.

Para tentar salvar o filme, ele decide contar a sua história e realidade e ficção se misturam em um caótico labirinto.

Também dentro do recorte curatorial que destaca a influência dos quadrinhos no cinema, a programação receberá uma mostra com oito curtas selecionados para o Festival Internacional de Cinema Nueva Mirada para a Infância e Juventude, realizado anualmente na cidade de Buenos Aires.

A itinerância é resultado de uma parceria entre o Sesc e a Associação Argentina Nueva Mirada e ocorre no sábado, das 14h às 15h30, no teatro da unidade. Em seguida, das 16h às 17h30, o teatro recebe exibições de oito curtas-metragens brasileiros com curadoria de Daniel Bruson e Gil Caserta. Ambas as mostras tem é gratuita e os ingressos devem ser retirados na Central de Atendimento da unidade com uma hora de antecedência.

No domingo, das 15h às 17h30, o ilustrador Vitor Caffagi e o cineasta Daniel Rezende, diretor do filme “Turma da Mônica -- laços”, participam de um bate-papo sobre a adaptação, roteiro e produção da graphic novel para o cinema. A atividade ocorre na sala de oficinas e as vagas são limitadas.

Para participar é necessário retirar senhas com uma hora de antecedência. No domingo, às 16h, o filme “Turma da Mônica -- laços” será exibido no teatro da unidade e os ingressos também serão distribuídos. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos