Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fila retoma ensaios presenciais na Fundec

18 de Outubro de 2020 às 00:01

Fila retoma ensaios presenciais na Fundec Distanciamento entre os músicos e uso de álcool em gel são algumas das mudanças adotadas. Crédito da foto: Divulgação

Depois de um período realizando estudos e gravações em casa, os músicos que integram a Orquestra Filarmônica Jovem de Sorocaba, a Fila, retomaram os ensaios presenciais nas dependências da Fundec, na região central da cidade. A retomada aconteceu no último sábado.

Após a cidade ir para a fase verde do Plano São Paulo, que permite uma abertura maior nos serviços e atividades, este foi o primeiro ensaio realizado após o Estado de Calamidade decretado pelo Governo Federal, no mês de março, situação que obrigou a Associação de Eventos Culturais (Assec), mantenedora da orquestra, a suspender todas as atividades presenciais da Fila .

Durante esse período os músicos receberam partituras, realizaram ensaios virtuais, gravaram vídeos, receberam orientações do maestro Denis Vieira e foram incentivados a manterem os estudos de repertório em casa -- uma forma de auxiliar a continuidade das atividades e deixá-los preparados para o retorno.

A volta dos ensaios foi realizada respeitando todas as exigências do Plano São Paulo de Enfrentamento à Covid-19, como o uso de álcool em gel, higienização dos instrumentos, divisão de estantes e partituras especificados e de uso individual, distanciamento de 2 metros entre os músicos e a proibição de qualquer aglomeração no local. Além disso, foi confeccionada uma máscara especial para os instrumentistas de sopros, seguindo modelo internacional.

À frente dos trabalhos na Filarmônica, o diretor artístico e maestro Denis Vieira relata como estão as expectativas para os trabalhos. “Ficamos um longo tempo sem a prática coletiva, mas voltamos com muito ânimo e tomando todos os cuidados necessários neste momento de abertura gradual de atividades. Estamos nos preparando para realizar grandes apresentações seguindo todos os protocolos de segurança e prevenção ao Covid-19. A nossa expectativa é de que o próximo concerto da Fila ocorra ainda este ano. A Fila retomou os ensaios se preparando para levar sua música ao povo sorocabano, com um repertório especial e muita dedicação pelos músicos.”

Fila retoma ensaios presenciais na Fundec Máscaras especiais foram feitas para os instrumentistas de sopro. Crédito da foto: Divulgação

A pandemia obrigou a Assec a interromper todas as atividades da orquestra, mas com o retorno espera-se que gradualmente todas as atividades culturais sejam retomadas e que a produção artística volte a ser realizada. Mesmo diante de todas as dificuldades inerentes da situação pandêmica, os músicos da Fila estão recebendo máscaras de proteção e realizando triagens para a participação do ensaio.

“Durante o período de pandemia, principalmente em sua fase mais restrita, com as pessoas em casa, o que mais foi consumido foram produtos culturais, desde televisão, vídeos em redes sociais e demais formas de expressão. Agora, é chegada a hora de Sorocaba retomar o crescimento cultural através da produção e valorização dos artistas locais. Isso irá acontecer gradualmente, mas é necessário esta retomada, afinal a Fila, em seus mais de 20 anos de história, nunca interrompeu sua produção e, certamente continuará a fazer música de qualidade para todos”, afirma o maestro.

Aulas on-line

Além disso, a Assec está iniciando aulas de instrumentos de cordas destinadas, inicialmente, ao aprimoramento técnico dos músicos da própria orquestra. Também serão oferecidas de maneira virtual, workshops de diversos instrumentos que ocorrerão durante a temporada estendida de 2020 e 2021. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos