Buscar no Cruzeiro

Buscar

Festival seleciona bailarina de Salto

24 de Março de 2021 às 00:01

Festival seleciona bailarina de Salto Cynthia Ferraz em ação na videodança “Perto da Distância”. Crédito da foto: Divulgação

A bailarina saltense Cynthia Ferraz teve sua obra “Perto da Distância” selecionada para o Festival Híbrido de Videodança, que teve início na última segunda-feira e prossegue até 2 de abril no site www.hibridofest.com.br. A obra foi selecionada entre 911 inscritos para compor as 15 que concorrem na categoria Experimental -- há outras 15 na Profissional. Além de voto do júri técnico, também haverá uma votação popular, já disponível no Instagram do festival (@hibridofest) até 1º de abril. O vídeo pode ser visto no site www.hibridofest.com.br e no Instagram.

A videodança é geralmente definida como a mistura entre a dança e o audiovisual -- daí o termo “Híbrido” que antecede o nome do Festival Brasileiro de Videodança”. O evento busca contemplar não somente as expressões da dança e do audiovisual, mas também da música, da fotografia, da poesia, das artes plásticas e de todas as outras artes que possam “conversar” entre si.

Idealizado pelos curadores Priscila Paciência e Rodrigo Pépe, o festival on-line visa estimular a realização de obras cada vez mais ousadas e oferece em sua primeira edição uma programação que contempla artistas com as mais variadas experiências.

O público terá acesso a duas mostras, uma oficial e uma experimental, que serão compostas por obras de realizadores de todo o mundo, selecionadas com base na diversidade de corpos, de manifestações artísticas e territoriais. O festival contará também com uma programação paralela, com atividades

desenvolvidas também nas redes sociais do evento.

A mostra experimental foi dominada por produções brasileiras, tendo nove entre os 15 selecionados. Já a mostra oficial não poderia ser mais cosmopolita, contando com obras de 11 países, incluindo Cazaquistão, Costa Rica, Grécia, Armênia, Chile e México. (Da Redação)