Buscar no Cruzeiro

Buscar

Festival do Sesc exibe o longa ‘Não viajarei escondida’

21 de Agosto de 2018 às 07:44

Festival do Sesc exibe ‘Não viajarei escondida’ O longa conta a história da escritora e poetisa Bianca Luz Brum - Crédito da foto: Divulgação

O Sesc Sorocaba segue com as exibições da mostra “É Tudo Verdade -- Festival Internacional de Documentários”. Nesta terça-feira (21), às 19h, é o dia da apresentação do longa “Não viajarei escondida”, produzido na Argentina e Uruguai, em 2017, com direção de Pablo Zubizarreta. A exibição é gratuita e para assistir os interessados devem retirar os ingressos com uma hora de antecedência, na Central de Atendimento.

O longa conta a história da escritora e poetisa uruguaia Bianca Luz Brum (1905 -- 1985) que realizou algo incomum para uma mulher do século 20: viajou por diversos países participando ativamente de movimentos intelectuais, políticos e artísticos da América Latina. Foi seguidora do pensador marxista peruano José Carlos Mariátegui, casada com o muralista mexicano David Alfaro Siqueiros, amiga de Perón, apoiadora de Pinochet. A classificação etária é livre.

[irp]

A 23ª edição do festival “É tudo verdade” tem como tema o ano de 1968, de significado plural, como múltiplas raízes e dinâmicas das revoltas que acolheu, mundo afora e também no Brasil. Se as batalhas de 1968, específicas a cada território, foram de maneira geral perdidas, a começar pelo acirramento e não pela derrubada da ditadura militar então vigente no Brasil, vitórias de longa maturação foram lá iniciadas, sobretudo no campo da exigência da igualdade para negros, para mulheres e para a comunidade LGBTQ+ e de uma conscientização ecológica global. Vários títulos desta edição do festival flagram a urgência destes embates, rumo a triunfos de fato definitivos. O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, no Jardim Faculdade. Mais informações pelo telefone (15) 3332-9933.