Buscar no Cruzeiro

Buscar

Festas brasileiras são o tema da escola de samba Estrela da Vila

21 de Fevereiro de 2019 às 04:01

Festas brasileiras são o tema da Estrela Componentes da Estrela da Vila no carro alegórico, no Carnaval de 2014, levando cor e brilho à avenida. Crédito da foto: Luiz Setti / Arquivo JCS (3/3/2014)

A vocação festeira do povo brasileiro será celebrada na avenida pela escola de samba Estrela da Vila, no Carnaval deste ano. Com o tema, “Do réveillon ao Carnaval tem festa o ano inteiro”, a tradicional agremiação da Vila Fiori garante que a alegria será a protagonista em um Carnaval “modesto” em recursos financeiros e “coeso” em número de alas e alegorias.

De acordo com Bruno Alberto Braga da Silva, o presidente da escola, diferente de outros carnavais, o tema do desfile foi definido somente em dezembro, “em cima da hora, em um grupo de WhatsApp”, em virtude das incertezas sobre a realização do evento com apoio da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Cultura (Secult). “Com essa indefinição a gente ficou um pouco amarrado”, comenta.

[irp posts="77107" ]

 

Por outro lado, afirma Braga, havia uma enorme vontade da escola de retornar à Passarela do Samba, na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes -- já que ano passado a agremiação participou de um evento paralelo, em um espaço privado no bairro Ipanema das Pedras. O desfile deste ano será competitivo e, segundo a Secult, terá avaliação de jurados especializados contratados.

Vale destacar que desde 2007, quando o Carnaval de rua de Sorocaba foi reativado, até 2015, a Estrela da Vila conquistou três títulos e sempre encerrou a participação entre as três primeiras colocadas. “A gente gosta de competição porque isso dá mais motivação, mas neste o troféu não será o nosso foco. A prioridade é se divertir”, diz Bruno.

Tema simples

Diante dos apelos da comunidade para retornar ao desfile da cidade, a diretoria da escola decidiu eleger como o tema do samba-enredo os diversos festejos celebrados no Brasil durante o ano todo como, por exemplo, o Carnaval, é claro, o São João, e festas com origem na cultura de outras nacionalidades, mas que caíram no gosto dos brasileiros, como o Halloween e a Oktoberfest.

“Optamos por um tema simples, de fácil leitura e assimilação”, comenta Bruno, reconhecendo que diante da corrida contra o tempo nos preparativos para o desfile, o samba-enredo “rende pano pra manga” para confecção de fantasias e elementos alegóricos. Além disso, a solução também dispensou o aprofundamento de pesquisas históricas, que geralmente precedem a concepção artística dos carnavalescos. Como sugere título do samba-enredo, “Do réveillon ao Carnaval tem festa o ano inteiro”, a narrativa será contada com cronologia invertida, até encontrar no Carnaval a sua apoteose.

Festas brasileiras são o tema da Estrela Os integrantes seguem nos preparativos para o desfile, que incluem os ensaios da bateria. Crédito da foto: Fábio Rogério

Supervisor de expedição por ofício, Bruno é presidente da escola e, neste ano, também integra a comissão de carnavalescos, ao lado de Ronaldo Marinoni e André Ferreira. O trio ainda tem a luxuosa supervisão do diretor de arte de Felipe Cruz, profissional sorocabano destacado por figurinos e cenários de peças de grupos teatrais da cidade e que, no momento, pelo segundo ano consecutivo, presta serviços à escola de samba Tom Maior, na capital paulista. “Ele nos dá todo o suporte”, afirma o presidente.

Desde 1983

Jóia cultural da Vila Fiori, a Estrela da Vila foi fundada em 13 de maio de 1983 por um grupo de moradores no bairro. O nome da agremiação é uma homenagem póstuma a Natanael Braga da Costa, morto aos 20 anos de idade por uma bala perdida. O jovem ganhou o apelido de “Estrela” dos amigos, por seu carisma e talento, tanto no futebol quanto no samba.

Apesar de manter viva a memória de seu tio Estrela -- morto um ano antes de seu nascimento --, Bruno destaca que a escola não se restringe ao núcleo da família Braga. “A nossa família sempre fará parte, mas a Estrela vai além disso. É uma escola do bairro. É claro que todo mundo é bem-vindo, mas ela tem essa identificação muito forte com a comunidade”, complementa.

Segundo Bruno, cerca de 200 pessoas deverão representar as cores azul e branco da escola, divididas em 13 alas e dois carros alegóricos, embaladas pela bateria do mestre Reinaldo Júnior. “Cria da escola”, há três anos Júnior comanda o grupo de 40 ritmistas, com auxilio dos diretores David, Igor e Everton Pipoca. Os ensaios da bateria ocorrem nas noites de terças e quinta e nas tardes de domingo no Mercado Distrital.

Bruno pondera que diferente de anos anteriores, em que a agremiação carnavalesca levou mais de 500 componentes para a avenida, neste ano o desfile será “coeso e dentro da nossas possibilidades”, com orçamento que gira entorno de R$ 20 mil, proveniente de patrocínios de empresários, arrecadação de feijoadas beneficentes e cachês de shows da bateria. Ele acredita que um dos pontos altos do desfile será o samba-enredo “chiclete”, com refrão contagiante, assinado pelo compositor Feijão do Samba. “O que o público pode esperar do desfile da Estrela da Vila é um Carnaval cheio de alegria que vai levantar a arquibancada”, conclui. (Felipe Shikama)

Estrela da Vila

Tema - “Festejos populares do Brasil”

Samba-enredo - “Do réveillon ao Carnaval tem festa o ano inteiro”

Compositor - Feijão do Samba

Intérprete - Marcelo Theto

Número de integrantes - 200

Alas - 13

Galeria

Confira a galeria de fotos