Cultura

Feira do Beco do Inferno será hoje no Centro

Felipe Shikama – felipe.shikama@jornalcruzeiro.com.br

A Feira do Beco do Inferno chega neste domingo (15) a sua 12ª edição e, pela segunda vez consecutiva, será realizada na Praça Frei Baraúna, no Centro. Com o tema “Copa das árvores”, que visa destacar a importância da preservação do meio ambiente, o evento ocorre das 14h às 22h, e é gratuito e aberto a todos os interessados.

Realizada desde o início, em agosto de 2016, na rua Leite Penteado — via envolta por lendas e que no passado era conhecida como “Beco do Inferno” –, a feira independente de artes ocorrerá novamente na Frei Baraúna em virtude do expressivo número de expositores nesta edição.

De acordo com os organizadores, participarão mais de 100 artistas e artesãos de Sorocaba e região. Ao mesmo tempo, o novo endereço é defendido como forma de reafirmar a mobilização da classe artística na defesa do prédio conhecido como Fórum Velho, situado na praça.

A última edição da feira, realizada em maio, também ocorreu na Frei Baraúna, com o intuito de cobrar providências do poder público em relação ao prédio histórico, que até 2014 abrigava a Oficina Cultural Grande Otelo. “A Leite Penteado não comporta mais o tamanho da Feira, o que nos levou a praça Frei Baraúna. Mas uma de nossas pautas certamente é chamar atenção para o abandono e descaso com o encerramento das atividades de formação artística da GO”, afirma Lívia Poloto, que faz parte da comissão organizadora da feira.

Leia mais  Economia criativa gerando renda e transformando vidas

Atrações 

Nesta edição, são 103 expositores confirmados, todos com produções exclusivamente autorais, sendo 23,4% na área de artes visuais como telas, fotografias, esculturas e fanzines. Segundo Lívia Poloto, o evento de hoje contará, ainda, com 11 pessoas atuando na parte de alimentação, em sua maioria, vegetariana ou vegana. A 12ª edição da Feira do Beco do Inferno tem apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

Além de poder adquirir obras de arte e artesanato diretamente com os artistas, o público poderá conferir uma série de apresentações gratuitas. “Desta edição em diante, resolvemos adaptar o critério de apenas artistas autorais, para receber também alguns tributos a grandes nomes da música brasileira. Acreditamos que desta forma conseguiremos ser mais abrangentes”, afirma Ananda Jaques, que também faz parte da organização da feira.

Às 19h15 a cantora Larissa Skrimsli fará o lançamento do videoclipe da música 'Escape' - TORRES FOTO ARTE/DIVULGAÇÃO

Às 19h15 a cantora Larissa Skrimsli fará o lançamento do videoclipe da música ‘Escape’ – TORRES FOTO ARTE/DIVULGAÇÃO

A programação começa às 14h, com Levi Lux e oficina de tecidos circenses com Benah. A partir das 15h haverá show de Corote Gang e, na sequência, Os Amadores, com Khalil e Marissol e Luiz Melo. Às 16h30, Oziel e os Camará apresentam o show Tributo ao Gil. Às 17h15 ocorre a apresentação de Os Escalafobéticos; às 18h, do cantor e compositor Theodoro Nagô e, às 18h45, de Cabaresco. Às 19h15 a cantora Larissa Skrimsli fará o lançamento do videoclipe da música “Escape”. O encerramento da programação ocorre às 20h, com Batalha das Minas.

Comentários