Buscar no Cruzeiro

Buscar

Feira do Beco do Inferno será hoje no Centro

15 de Julho de 2018 às 10:14

Felipe Shikama - [email protected]

A Feira do Beco do Inferno chega neste domingo (15) a sua 12ª edição e, pela segunda vez consecutiva, será realizada na Praça Frei Baraúna, no Centro. Com o tema "Copa das árvores", que visa destacar a importância da preservação do meio ambiente, o evento ocorre das 14h às 22h, e é gratuito e aberto a todos os interessados.

Realizada desde o início, em agosto de 2016, na rua Leite Penteado -- via envolta por lendas e que no passado era conhecida como "Beco do Inferno" --, a feira independente de artes ocorrerá novamente na Frei Baraúna em virtude do expressivo número de expositores nesta edição.

De acordo com os organizadores, participarão mais de 100 artistas e artesãos de Sorocaba e região. Ao mesmo tempo, o novo endereço é defendido como forma de reafirmar a mobilização da classe artística na defesa do prédio conhecido como Fórum Velho, situado na praça.

A última edição da feira, realizada em maio, também ocorreu na Frei Baraúna, com o intuito de cobrar providências do poder público em relação ao prédio histórico, que até 2014 abrigava a Oficina Cultural Grande Otelo. "A Leite Penteado não comporta mais o tamanho da Feira, o que nos levou a praça Frei Baraúna. Mas uma de nossas pautas certamente é chamar atenção para o abandono e descaso com o encerramento das atividades de formação artística da GO", afirma Lívia Poloto, que faz parte da comissão organizadora da feira.

Atrações 

Nesta edição, são 103 expositores confirmados, todos com produções exclusivamente autorais, sendo 23,4% na área de artes visuais como telas, fotografias, esculturas e fanzines. Segundo Lívia Poloto, o evento de hoje contará, ainda, com 11 pessoas atuando na parte de alimentação, em sua maioria, vegetariana ou vegana. A 12ª edição da Feira do Beco do Inferno tem apoio do Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região.

Além de poder adquirir obras de arte e artesanato diretamente com os artistas, o público poderá conferir uma série de apresentações gratuitas. "Desta edição em diante, resolvemos adaptar o critério de apenas artistas autorais, para receber também alguns tributos a grandes nomes da música brasileira. Acreditamos que desta forma conseguiremos ser mais abrangentes", afirma Ananda Jaques, que também faz parte da organização da feira.

�s 19h15 a cantora Larissa Skrimsli fará o lançamento do videoclipe da música 'Escape' - TORRES FOTO ARTE/DIVULGA��O

Às 19h15 a cantora Larissa Skrimsli fará o lançamento do videoclipe da música 'Escape' - TORRES FOTO ARTE/DIVULGAÇÃO

A programação começa às 14h, com Levi Lux e oficina de tecidos circenses com Benah. A partir das 15h haverá show de Corote Gang e, na sequência, Os Amadores, com Khalil e Marissol e Luiz Melo. Às 16h30, Oziel e os Camará apresentam o show Tributo ao Gil. Às 17h15 ocorre a apresentação de Os Escalafobéticos; às 18h, do cantor e compositor Theodoro Nagô e, às 18h45, de Cabaresco. Às 19h15 a cantora Larissa Skrimsli fará o lançamento do videoclipe da música "Escape". O encerramento da programação ocorre às 20h, com Batalha das Minas.