Buscar no Cruzeiro

Buscar

Feira divulgará impressos independentes no Sesc Sorocaba

13 de Janeiro de 2019 às 06:21

A Associação Fotoativa também realiza a mostra “Atravessamentos”. Crédito da foto: Divulgação

Artistas e coletivos que possuam trabalhos autorais, e/ou selos e editoras independentes que queiram compartilhar seus impressos podem participar da “Feira Marca D’Água”, que será realizada no Sesc Sorocaba nos dias 2 e 3 de fevereiro. As inscrições para os interessados em participar terminam segunda-feira (14). Todas as regras e o regulamento podem ser consultados por meio do portal do evento.

A feira é idealizada pelos membros da Associação Fotoativa, de Belém (PA), realizadores da exposição “Atravessamentos -- Fotoativa ontem e hoje” que pode ser vista no Sesc Sorocaba desde outubro de 2018. Nela, a história do coletivo Fotoativa, que foi fundado em 1984, durante a abertura política no País, é esmiuçada por fotografias que retratam três momentos: Memória -- que apresenta ao público um pouco do coletivo por meio de registros históricos; Trocas e Partilhas -- que mostra um lado subjetivo do coletivo, focando no fazer fotográfico; e, por fim, Transbordamento - que visa agregar à exposição um novo jeito de observar, mais crítico e sensível perante as nuances do mundo.

Fundada em Belém em 1984 por Miguel Chikaoka, a Associação Fotoativa se consolidou como um núcleo de referência para o desenvolvimento de uma cultura fotográfica na região amazônica e como uma das mais atuantes e criativas organizações culturais do Brasil. Gerações de fotógrafos passaram pelos cursos da Fotoativa, a maioria ainda mantêm vínculos com a entidade e boa parte deles se tornou referência na arte fotográfica dentro e fora do País.

[irp posts="64352" ]

 

A dinâmica das ações culturais promovidas pela Fotoativa traz em si uma pedagogia própria: a reeducação do olhar, incentivando o aprendizado e exercício da fotografia e ao mesmo tempo a promoção da cidadania, o intercâmbio de conhecimentos e o respeito ao meio ambiente e ao patrimônio cultural. Com estes propósitos, somam-se às práticas já citadas encontros, viagens “foto-exploradoras”, exposições em locais públicos (destacando-se os famosos “fotovarais”) e projetos comunitários.

A intervenção na comunidade, aliás, é uma marca forte da Fotoativa, que regularmente desenvolve atividades gratuitas junto à população economicamente carente da região, como cursos e vivências fotográficas, estimulando também a profissionalização e a auto-estima. Organizar palestras, encontros, conferências, realizar e dar apoio técnico a exposições, organizar mostras em galerias nacionais e internacionais, fazer curadoria em publicações e intervenções artísticas são outras formas de atuação da Fotoativa.

Além da feira, o Sesc também oferecerá curso sobre luz e fotografia. Crédito da foto: Divulgação

Curso

O Núcleo de Formação e Experimentação da Fotoativa também oferece, de 22 a 26 de janeiro, de terça a sábado, às 14h30, um curso coordenado por Miguel Chikaoka. Trata-se do projeto “Fototaxia: em busca do elo perdido possibilidades para além da luz”, que parte da crença de que o ensino de Arte na escola deve propiciar a vivência de linguagens expressivas da arte e a criação de formas de expressão que tenham origem em bases emocionais e cognitivas utilizando-se da luz, principal elemento de uma fotografia.

A proposta do curso é adentrar no universo da luz, enquanto potência física e inspiradora, para experimentar o que dela flui. Uma oportunidade para transitar pela articulação e integração de diversas áreas de conhecimento nas práticas educativas.

A atividade é gratuita e demanda inscrição prévia a partir de terça-feira (15), por meio do portal sescsp.org.br/sorocaba ou na Central de Atendimento da Unidade. As aulas, gratuitas, serão ministradas na Sala de Oficinas. Vagas limitadas. A classificação etária é 10 anos.

O Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Telefone: (15) 3332-9933. Mais informações: sescsp.org.br/sorocaba. (Da Redação)

Galeria

Confira a galeria de fotos