Buscar no Cruzeiro

Buscar

Fabio Luz apresenta Recital de Primavera

03 de Outubro de 2019 às 00:01

Fabio Luz apresenta Recital de Primavera O sorocabano Fabio Luz toca amanhã, às 20h, na Sala Fundec. Crédito da foto: Teófilo Negrão / Divulgação

Considerado um dos maiores intérpretes de piano do mundo na atualidade, o pianista sorocabano Fabio Luz faz amanhã, às 20h, na Sala Fundec, um recital especial de Primavera. O músico, radicado na Europa há 40 anos, retorna à cidade natal para abrir a turnê brasileira de seu novo trabalho intitulado “Piano birds collection”, com repertório inspirado nos pássaros. Os ingressos custam R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia) e serão vendidos amanhã, a partir das 8h30, na sede da Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro).

O programa inclui obras de Schumann, Liszt, Granados, Ravel, os consagrados brasileiros Villa-Lobos e Osvaldo Lacerda e os contemporâneos Vitor Marques e Villani-Cortes. “É uma nova experiência para mim e para o público, que reconhecerá aspectos ornitológicos nas diversas músicas. Existe muita inspiração musical na obra de grandes compositores, desde o período barroco, vinda dos pássaros, não somente da beleza do canto, mas também do voo como símbolo de liberdade, leveza, pureza. Por isso há tempos venho estudando esse projeto que reúne obras de extraordinário valor musical e tenho agora o prazer de apresentar pela primeira vez”, afirma Luz.

Reconhecido pela crítica internacional como um dos melhores intérpretes da sua geração, Fabio Luz é membro do júri de importantes concursos internacionais, como os de Hamburgo, Genebra e Casale Monferrato. Luz atuou sob a regência de maestros como Ligia Amadio, Guilherme Bernstein, João Maurício Galindo, dentre outros, em recitais e concertos junto a prestigiosas instituições. Mestre em Música Francesa pela Université Musicale Internationale de Paris, Fabio Luz tem vasto repertório compreende as obras integrais de Debussy e Ravel.

Desde o Primeiro Prêmio do Concurso Nacional da Bahia em 1977, seguido do Prix International Debussy na França em 1978, grande parte de sua atividade tem sido dedicada à divulgação de obras de autores contemporâneos como Osvaldo Lacerda e o sorocabano Nilson Lombardi, que foi seu professor. Desde 2006, Fabio Luz coordena o departamento de piano da Escola Superior Città della Musica e del Teatro, em Penne (Pescara) e desde 2010 é presidente da Fundação Franz Liszt, com sede na França. (Da Redação)