Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição mostra a cidade vista pelos adolescentes

15 de Agosto de 2018 às 10:53

Felipe Shikama

O olhar para os espaços públicos de Sorocaba pela perspectiva de meninos e meninas entre 12 a 17 anos atendidos pela Pastoral do Menor é compartilhado na exposição "Sorocaba sob o olhar adolescente", que pode ser vista gratuitamente até dia 26 no Pátio Cianê Shopping (av. Dr. Afonso Vergueiro, 823, Centro). A exposição está montada no 2º piso do Bloco B, em frente à Riachuelo, e pode ser visitada de segunda a sábado, das 10h às 22h, e aos domingos e feriados, das 10h às 20h. A equipe da Pastoral vai se revezar na monitoria da exposição, todos os dias, das 13h às 20h.

A mostra reúne 74 fotografias produzidas e selecionadas pelos próprios adolescentes atendidos pela entidade e retrataram o cotidiano de seus respectivos bairros, bem como pontos históricos e turísticos da cidade que hoje comemora 364 anos de sua fundação. A exposição é resultado de uma oficina de fotografia realizada entre maio e junho, com 470 adolescentes atendidos pela Pastoral do Menor de Sorocaba, de nove núcleos, quando os assistidos foram estimulados a exercitar um novo olhar sobre o cotidiano das comunidades onde moram e de pontos principais turísticos da cidade.

O tour, até então inédito para boa parte dos adolescentes, passou por endereços como o Paço Municipal, a Biblioteca Municipal, o Parque Chico Mendes, o Parque da Água Vermelha, Jardim Botânico Irmãos Vilas Bôas, Museu da Estrada de Ferro Sorocabana e Palacete Scarpa. Além disso, os participantes conferiram no Sesc a exposição "Figuras na paisagem", com obras audiovisuais do artista carioca André Parente. "Foi uma experiência bastante proveitosa. Deu para a gente visitar os locais, ver como está o estado de preservação deles. Eu nunca tinha conhecido o Jardim Botânico", diz Luiz Gustavo Gonçalves Santana, de 14 anos, que participa das atividades da Pastoral no núcleo do Parque São Bento.

Os jovens, com idades de 12 a 17 anos, foram a campo para escolher as melhores paisagens e ângulos - DIVULGA��O

Os jovens, com idades de 12 a 17 anos, foram a campo para escolher as melhores paisagens e ângulos - DIVULGAÇÃO

A oficina de fotografia foi idealizada e conduzida pelos educadores da Pastoral do Menor, como intuito de fazer com que os adolescentes pudessem conhecer, valorizar e se inserir nos espaços públicos locais. "Ao levar a fotografia para diversos contextos, pretendemos que os participantes registrem suas vidas e costumes, percebam seus problemas e vislumbrem soluções. Nesse processo, torna-se possível observar os problemas pessoais e locais a partir da ótica de quem os vive e não apenas de agentes externos. Com isso é possível valorizar a cultural local", afirma Eliana Dias, coordenadora pedagógica da Pastoral do Menor.

Valores 

Além de aspectos técnicos ligados à fotografia feita com câmeras de smartphones, a oficina abordou conteúdo transversal que estimula valores como a cooperação e trabalho em equipe que, segundo Lucinha Zaneti, responsável pela comunicação e sustentabilidade da Pastoral, se contrapõem à lógica no mundo contemporâneo, predominado pela competitividade e individualismo. "É percebendo a importância de cada indivíduo na história, que vai se construindo os valores dentro da sociedade", complementa.

Além da oficina, os adolescentes podem, agora, conferir suas fotos expostas em um espaço de grande circulação, onde todos possam apreciar gratuitamente. "É muito interessante saber que o nosso olhar sobre os espaços públicos poderão ser vistos por outras pessoas", considera Luiz Gustavo. "É importante para a autoestima, além de mostrar o olhar deles sobre o mundo e incentivar que continuem fotografando", relata Tássia de Carvalho, gerente de marketing do Pátio Cianê Shopping.

Após a temporada no Pátio Cianê Shopping, a exposição ganhará itinerância pelos bairros onde a Pastoral possui núcleos que desenvolveram as oficinas: Parque São Bento, Jardim Ana Paula Eleutério (Habiteto), Cajuru, Júlio de Mesquita Filho, Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Vila Helena, Parque Laranjeiras e Parque Esmeralda.

A Pastoral do Menor atua em Sorocaba desde 2002, como um Departamento do Centro Social São José, com o objetivo de implantação de Centros Educacionais Comunitários na linha da Pastoral do Menor, em bairros onde havia insuficiência de atendimento social a crianças carentes. Em 2005 foi fundada a Associação Bom Pastor, entidade mantenedora que tem como objetivo atuar na área de crianças e adolescentes empobrecidos e em situação de risco social, em consonância com os preceitos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).