Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição e debate marcam o Dia da Mulher Negra na Câmara

24 de Julho de 2019 às 22:30

Câmara monta esquema para quarta Câmara Municipal de Sorocaba. Crédito da foto: Erick Pinheiro / Arquivo JCS (19/3/2019)

Uma exposição com retratos de 27 mulheres negras pelas lentes da fotógrafa Glória de Souza será aberta ao público nesta quinta-feira (25), no saguão da Câmara Municipal de Sorocaba. A mostra foi organizada pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher e fica em cartaz até 9 de agosto.

[irp posts="44676" ]

 

De acordo com a conselheira Marilda Corrêa, a exposição presta homenagem ao Dia da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, celebrado hoje, e também a Tereza de Benguela, a Heroína Negra, líder Quilombola na resistência à escravidão.

A abertura ocorre às 19h, durante a audiência pública que debaterá o tema “Todo Racismo é uma forma de violência”, realizada por iniciativa da vereadora Fernanda Garcia (PSOL), em parceria com várias entidades, incluindo o Conselho presidido pela advogada Emanuela Oliveira de Almeida Barros. A Câmara fica na avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes 2.945 Alto da Boa Vista.

Debate

Mais cedo, a partir das 9h, será realizado o Café das Pretas, na Sociedade Cultural Beneficente 28 de Setembro. Organizada pela Secretaria da Cidadania e Participação Popular (Secid) e pelo Conselho Municipal de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra de Sorocaba (CMPDCNS), a programação, gratuita e aberta a todos os interessados, também celebra a data.

O Café das Pretas tem por objetivo a troca de experiências e discussões sobre o fortalecimento de ações para conscientização da sociedade e estratégias para prevenção e combate ao racismo, sexismo, discriminação, preconceito e demais formas de opressão. O 28 de Setembro fica na rua Machado de Assis, 112, no Centro. (Da Redação)