Cultura

Exposição de Santiago Ribeiro chega à Biblioteca Municipal

Mostra reúne réplicas de edifícios da Fazenda Ipanema
Exposição de Santiago Ribeiro chega à Biblioteca Municipal
As maquetes são ricas em detalhes e reproduzem de forma fiel as características dos prédios. Crédito da foto: Joel Amorim Jr / Divulgação

A exposição “Há um ponto de luz na imensidão”, do artista plástico Santiago Ribeiro, está na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger, no Alto da Boa Vista, onde ficará até dia 23.

A mostra, cujo projeto foi um dos contemplados pela Linc em 2018, reúne réplicas de edificações da Fazenda Ipanema.

Leia mais  Exposição 'Há um ponto de luz na imensidão' segue na Fundec

 

Antes de chegar ao novo local de exposição, os trabalhos de Santiago Ribeiro puderam ser vistos na Biblioteca Infantil Renato Sêneca de Sá Fleury e na Biblioteca Aloísio de Almeida, onde recebeu mais de dois mil visitantes.

Ao todo são cinco maquetes e 11 colagens. Na réplica do “Casarão das armas brancas” o visitante pode viajar na história. “Neste local eram produzidos pregos, arames, baionetas, canhões, granadas e outras peças de artilharia usados na Guerra do Paraguai”, explica Santiago, mas completa “historiadores divergem sobre a real data de construção desse casarão. Afirmam que fora erguido bem depois da Guerra do Paraguai (1860 — 1865) entre os anos de 1890 e 1895.”

Na obra “Solar do Imperador” o artista relembrou a visita do jovem D. Pedro II nos dias 19 e 20 de março de 1846. “Como ele se interessava por assuntos científicos e tecnológicos retornou outras vezes à Fazenda Ipanema. Foi construído um sobrado, posteriormente, para o Imperador”, conta Santiago.

Ainda estão na mostra o Edifício da Câmara e Cadeia que tem como destaque o portão em homenagem à maioridade de D. Pedro II e os Autos-Fornos de Mursa e Varnhagem. Assim como o primeiro cemitério protestante do Brasil.

A Biblioteca Municipal de Sorocaba fica na rua Ministro Coquejo Costa, 180, e funciona das 8h às 16h50, de segunda à sexta-feira, e aos sábados das 13h às 16h50. A entrada é gratuita. (Da Redação)

Comentários