Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição de Santiago Ribeiro chega à Biblioteca Municipal

05 de Setembro de 2019 às 22:00

Exposição de Santiago Ribeiro chega à Biblioteca Municipal As maquetes são ricas em detalhes e reproduzem de forma fiel as características dos prédios. Crédito da foto: Joel Amorim Jr / Divulgação

A exposição “Há um ponto de luz na imensidão”, do artista plástico Santiago Ribeiro, está na Biblioteca Municipal Jorge Guilherme Senger, no Alto da Boa Vista, onde ficará até dia 23.

A mostra, cujo projeto foi um dos contemplados pela Linc em 2018, reúne réplicas de edificações da Fazenda Ipanema.

[irp posts="154195" ]

 

Antes de chegar ao novo local de exposição, os trabalhos de Santiago Ribeiro puderam ser vistos na Biblioteca Infantil Renato Sêneca de Sá Fleury e na Biblioteca Aloísio de Almeida, onde recebeu mais de dois mil visitantes.

Ao todo são cinco maquetes e 11 colagens. Na réplica do “Casarão das armas brancas” o visitante pode viajar na história. “Neste local eram produzidos pregos, arames, baionetas, canhões, granadas e outras peças de artilharia usados na Guerra do Paraguai”, explica Santiago, mas completa “historiadores divergem sobre a real data de construção desse casarão. Afirmam que fora erguido bem depois da Guerra do Paraguai (1860 -- 1865) entre os anos de 1890 e 1895.”

Na obra “Solar do Imperador” o artista relembrou a visita do jovem D. Pedro II nos dias 19 e 20 de março de 1846. “Como ele se interessava por assuntos científicos e tecnológicos retornou outras vezes à Fazenda Ipanema. Foi construído um sobrado, posteriormente, para o Imperador”, conta Santiago.

Ainda estão na mostra o Edifício da Câmara e Cadeia que tem como destaque o portão em homenagem à maioridade de D. Pedro II e os Autos-Fornos de Mursa e Varnhagem. Assim como o primeiro cemitério protestante do Brasil.

A Biblioteca Municipal de Sorocaba fica na rua Ministro Coquejo Costa, 180, e funciona das 8h às 16h50, de segunda à sexta-feira, e aos sábados das 13h às 16h50. A entrada é gratuita. (Da Redação)