Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição de desenhos na Biblioteca Infantil retrata prédios de Sorocaba

08 de Agosto de 2019 às 22:40

Desenhos retratam prédios de Sorocaba Casa da Vila Santana é um dos imóveis retratados por Mazzon em desenhos feitos com bico de pena. Crédito da foto: Reprodução

Será aberta nesta sexta-feira (9), às 19h, na Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” uma exposição de desenhos do artista plástico Renato Valentim Mazzon. Os trabalhos, feitos com bico de pena, retratam edificações e residências sorocabanas do século 20, em homenagem ao aniversário da cidade.

[irp posts="130872" ]

 

O objetivo de Renato Valentim Mazzon foi contribuir para preservar a memória desses imóveis antigos da cidade. Quem visitar a mostra, que segue aberta até dia 30, poderá conferir desenhos que retratam o Mirante Ondina, o Palacete Scarpa, a Chácara Moinho Velho, entre outros edifícios e residências da cidade.

Segundo Mazzon, as fachadas dos prédios, principalmente os mais antigos, sempre chamou sua atenção, pois possuem elementos decorativos, adereços e detalhes. “Em especial os [prédios] do final do século 19, início do século 20, como acontece com algumas construções de Sorocaba que ainda resistem às transformações urbanas”, conta.

Nascido em Sorocaba, Renato Valentim Mazzon sempre gostou de todos os tipos de arte em geral, principalmente do desenho e pintura. Desde jovem comprava livros sobre esses temas, colecionava fascículos sobre a vida e as obras dos grandes mestres de todas as artes, mas os da pintura, desenho e afins, sempre foram os seus preferidos.

Autodidata, começou a fazer alguns rabiscos em cadernos e agendas, tentando copiar as obras dos mestres, desenhando-as ou colocando-as no papel suas próprias ideias e inspirações.

Funcionário público, após se aposentar, resolveu levar mais a sério essa sua antiga vontade e começou a comprar livros e materiais que ensinassem essas técnicas, começando assim seus primeiros rabiscos. Mazzon teve aulas de desenho na Oficina Cultural Grande Otelo e no Sesc Sorocaba, com a professora Letícia Barreto.

A exposição pode ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A Biblioteca Infantil fica na rua da Penha, 673, no Centro, e tem entrada gratuita. (Da Redação)