Buscar no Cruzeiro

Buscar

Exposição com obras de Tarsila do Amaral é adiada em Itu

12 de Março de 2020 às 15:45

Exposição com obras de Tarsila do Amaral é adiada em Itu Desenho feito por Tarsila do Amaral. Crédito da foto: Reprodução

O museu Fábrica de Artes Marcos Amaro (Fama), em Itu, decidiu adiar a abertura da exposição “Tarsila: estudos e anotações”, inicialmente marcada para este sábado (14). Por meio de nota, a instituição cultural mantida pela Fundação Marcos Amaro (FMA), afirma que a abertura da exposição “foi adiada em função da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), conforme anunciado ontem [11/3] pela Organização Mundial de Saúde (OMS)”.

Exposição de fotos é atração em Itu neste fim de semana Sede da Fábrica de Artes Marcos Amaro (Fama), em Itu. Crédito da foto: Prefeitura de Itu

A nova data para abertura da exposição, segundo a nota, será decidida nos próximos dias. A decisão será tomada com base nas orientações das autoridades de saúde.

A exposição figurava entre as mais aguardadas do ano no calendário das artes visuais brasileiras. Isso porque, em 2019, as obras de Tarsila foram vistas por mais de 400 mil pessoas na mostra “Tarsila popular”. Ela ficou em cartaz no Masp, na capital paulista, sendo a exposição mais mais visitada da história da instituição.

Diferentemente de “Tarsila Popular”, que reunia cerca de 90 trabalhos dentre os mais conhecidos, incluindo “Abaporu”, a sua obra mais famosa, “Tarsila: estudos e anotações” vai reunir desenhos 203 obras raras produzidas entre 1910 e 1940, que estavam guardadas por mais de cinco décadas da vista do público.

Longe da vista do público há mais de cinco décadas, engavetados em uma coleção privada, os desenhos foram exibidos uma única vez, em 1969, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro. A exposição foi organizada pela crítica e historiadora de arte Aracy Amaral, que agora assina a curadoria da mostra ao lado da pesquisadora Regina Teixeira de Barros. Ao chegarem ao acervo da Fama, com danos ocasionados pelo tempo e pela falta de cuidados museológicos, as obras foram submetidas a um minucioso processo de restauração. (Felipe Shikama)

[irp posts="226768" ]