Buscar no Cruzeiro

Buscar

Espetáculo de dança relembra os trabalhadores da ferrovia

06 de Junho de 2019 às 22:27

Espetáculo de dança relembra os trabalhadores da ferrovia Quatro bailarinos dão vida aos movimentos e histórias dos operários da Sorocabana. Crédito da foto: Luciano Leite / Divulgação

O Sesi Sorocaba apresenta neste sábado (8), às 20h, com entrada gratuita, “Trabalho -- o homem o tempo e o espaço”. O espetáculo de dança contemporânea dialoga com os agentes que construíram a Estrada de Ferro Sorocabana, enquanto símbolo do operariado e da mecanização crescente do cotidiano, com interpretações que perpassam a vida daquelas pessoas em seu ambiente de trabalho.

Com quarenta minutos de duração, a apresentação reúne quatro bailarinos da Dínamo Companhia de Dança -- Eros Valério, Fabiano Sampaio, Mimi Naoi e Merlin Kern -- que traduzem por meio de seus corpos, auxiliados pela trilha sonora e o cenário, as vidas dos operários que viveram, sonharam e construíram a si mesmos e a cidade a partir das oficinas da Sorocabana. Separados por cem anos no tempo e no espaço, os bailarinos que agora “se apropriam” da história dos trabalhadores são esses seres humanos completamente diferentes, mas que, no entanto, estão novamente trabalhando, produzindo e reproduzindo a si mesmo como sujeitos ativos.

O espetáculo foi vencedor do ProaC Dança em 2016, quando cumpriu curta temporada em Sorocaba. Entre os motes da produção, a questão: como traduzir através da dança esses cem anos de trajetória na corporeidade desses trabalhadores? Desses corpos no espaço e em simbiose com seus modos de produção, relações sociais e consumo, desde à “Era do industrialismo para a do consumismo e da informação”, da sociedade industrial mecanizada e de produção de bens duráveis de fins do século 19 e início do 20, ao ser humano completamente modificado do 21, inserido no universo do descarte de um mundo “líquido e efêmero”.

A apresentação acontecerá em sala alternativa do Sesi Sorocaba, que fica na rua Duque de Caixas, 494, no bairro Mangal. A classificação etária do espetáculo é 14 anos. A entrada é gratuita e os ingressos serão distribuídos no local com uma hora de antecedência. Também é possível reservá-los antecipadamente pelo sistema Meu Sesi, a partir do acesso ao site www.sesisp.org.br/meu-sesi. (Da Redação)