Buscar no Cruzeiro

Buscar

Espaços culturais de Sorocaba terão público reduzido

04 de Dezembro de 2020 às 00:01

Espaços culturais terão público reduzido Crédito da foto: pixabay.com

A reclassificação de todas as regiões do Estado de São Paulo para a fase amarela do plano de flexibilização da economia não fechará espaços culturais como museus, bibliotecas, teatros e cinemas. Em Sorocaba, o decreto municipal assinado pela prefeita Jaqueline Coutinho (PSL) e publicado no jornal Município de Sorocaba da última terça-feira (1º), estipulou que os estabelecimentos de eventos, convenções e atividades culturais, como museus, galerias, bibliotecas, cinema e teatros, poderão funcionar com, no máximo, 40% de sua capacidade total. Na fase verde, a ocupação máxima desses espaços estava limitada a 60% de sua capacidade.

De acordo com o governo estadual, a nova atualização para a fase amarela do chamado Plano São Paulo, que passou a valer na última quarta-feira (2), não fecha as atividades econômicas, mas torna as regras de funcionamento mais restritas. Com isso, espaços de atividades culturais não serão afetados, mas cabe aos municípios a decisão final sobre abertura, regras de segurança e horários. O decreto municipal também autoriza a venda de ingressos em bilheterias físicas ou digitais, desde que respeitados protocolos sanitários e de distanciamento.

Estabelecimentos como bares, restaurantes, academias, salões de beleza, shoppings, escritórios, concessionárias e comércios de rua voltam a ter limitações de horário e capacidade de público. O atendimento presencial em todos os setores fica restrito a dez horas diárias, sequenciais ou fracionadas, e 40% de capacidade. Os estabelecimentos terão que fechar o atendimento local até as 22h. Todos os eventos com público em pé estão proibidos na fase amarela. (Felipe Shikama)