Buscar no Cruzeiro

Buscar

Encontro 'Poemar' pretende resgatar a arte da poesia

19 de Outubro de 2018 às 08:04

Encontro pretende resgatar a arte da poesia O espaço Maloca Centro Criativo sediará o primeiro Poemar, que pretende ganhar periodicidade em 2019 - Foto: Divulgação

Reunir artistas de Sorocaba e região para fortalecer a arte da poesia e celebrar a beleza das palavras é o objetivo do Poemar, evento independente que ocorre nesta sexta-feira (19), a partir das 19h, no Maloca Centro Criativo, com entrada gratuita.

[irp]

 

Idealizado pelo produtor cultural Roberto Ramos, o encontro terá formato de sarau e é aberto a todos os apreciadores de poesia e artistas da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) que queiram compartilhar sua arte poética. Além de microfone aberto para declamações -- para participar é necessário fazer inscrição no local --, os artistas poderão expor e comercializar seus livros em formato físico ou digital.

Encontro pretende resgatar a arte da poesia Carlos Madia apresentará um repertório de canções a partir de poemas de Miriam Cris Carlos - Foto: Sandro Martins / Divulgação

A programação contará com um pocket show do cantor e compositor Carlos Madia, que apresentará um repertório de canções a partir de poemas de Miriam Cris Carlos; performance com o poeta Davi Araújo e a bailarina Mimi Naoi; e do rapper Márcio Brown. Dentre os poetas confirmados no evento, segundo o organizador, estão Miriam Cris Carlos, Tânia Orsi e Aneth Santos.

Roberto Ramos afirma que a iniciativa surgiu com intuito de reatar os laços entre dezenas de poetas que, no final da década de 1990 e início dos anos 2000 participavam do projeto Poetas de Piedade. Além de promover saraus literários em bares e espaços culturais de várias cidades da região, o grupo foi vencedor do Mapa Cultural Paulista com uma peça teatral. Ele conta que o grupo nasceu em 1998 após um curso de poesia ministrada pela professora e escritora Mírian Cris Carlos na Oficina Cultural Grande Otelo. “Essa oficina foi a origem para uma série de grupos que continuaram desenvolvendo atividades”, afirma.

[irp]

 

Além de artistas remanescentes do Poetas de Piedade, Ramos destaca os grupos sorocabanos Poesia em debate, fundado por Paulo Tortello, e o Coesão poética, este último ainda em atividade. “O Poemar, que é a junção de poema com amar, é como um encontro de 20 anos da turma da escola”, diz. O produtor cultural afirma que o encontro comemorativo também é uma edição experimental já que, dependendo da adesão dos poetas, o Poemar poderá ganhar periodicidade regular a partir de 2019. “Nossa proposta é retomar, de três em três meses, ou sempre no Maloca ou itinerando por outros espaços, mas isso tudo vai depender de como será este primeiro”, conclui.

Serviço

Poemar - Encontro de Poetas de Sorocaba e Região

Sexta-feira (19), 19h

Maloca Centro Criativo (rua Francisco Scarpa, 321, Centro)

Entrada gratuita

Galeria

Confira a galeria de fotos