Buscar no Cruzeiro

Buscar

Sorocaba recebe encontro de maracatu para mulheres

09 de Novembro de 2018 às 07:52

Encontro de maracatu para mulheres acontece este mês em Sorocaba Mulheres se reúnem semanalmente, na sede do Momunes, para tocar os instrumentos do maracatu - Foto: Reprodução/Facebook

Entre os dias 29 de novembro a 2 de dezembro, Sorocaba sediará o 3º Encontro Nacional Baque Mulher, que deve reunir mais de 150 batuqueiras de diferentes regiões do Brasil para uma imersão de quatro dias de oficinas e vivências de maracatu de baque virado e de questões ligadas ao empoderamento feminino. O encontro também vai celebrar os dez anos de criação do grupo “matriz”, na comunidade do Bode, em Recife (PE), e que hoje conta com 30 “filiais” em 11 estados do País -- uma delas em Sorocaba.

[irp posts="40541" ]

 

O Baque Mulher é um grupo de maracatu formado exclusivamente por mulheres e foi fundado Joana Cavalcante, mestra da Nação do Maracatu Encanto do Pina, que estará em Sorocaba no final deste mês. “O grupo nasceu porque até então as mulheres não podiam tocar os instrumentos do maracatu. A ideia de enfrentamento de todo o machismo, ancorado pela tradição, vem concomitante com a vontade de desenvolver uma atividade cultural”, destaca Camilo Jurado, coordenadora do Baque Mulher Sorocaba. Segundo ela, o núcleo local foi fundado há três anos e conta atualmente com cerca de 25 integrantes e é aberto a todas as interessadas. Os ensaios ocorrem às quintas-feiras, às 19h30, na sede do Momunes (rua Orestes Angelo Coló, 62 Jardim São Marcos), e quinzenalmente, aos sábados, às 16h, em espaços públicos como a praça Frei Baraúna.

Apito

Com objetivo de arrecadar recursos financeiros para custear as despesas deste encontro, o núcleo de Sorocaba realiza neste sábado (10) o 2º Apito Baque Mulher. A festa, com entrada gratuita, ocorre das 16h às 22h, na sede do Momunes e terá com apresentações musicais, venda de doces e feira de produtos artesanais confeccionados por mulheres empreendedoras.

[irp posts="40544" ]

 

Integrante do Baque Mulher Sorocaba, Renata Barboza Rodrigues destaca que a renda obtida na festa será revertida no custeio de alimentação e higiene das batuqueiras de diferentes regiões do País que ficaram hospedadas em Sorocaba no final do mês, para o encontro nacional. “O encontro será uma verdadeira imersão tanto sobre o ritmo maracatu quanto às questões de combate das opressões, principalmente, às mulheres. Além de artístico e cultural, o Baque Mulher tem um apelo social, de resistência e inclusão”, diz.

A abertura do evento terá discotecagem com a DJ Duda Caciatori. Às 18h30, haverá show da banda Fluô de Ametista. O grupo de coco Saramuná se apresenta às 19h30. Às 20h30, a programação artística será encerrada com apresentação do grupo Baque Mulher Sorocaba. O evento contará ainda com venda de alimentos, brechó e Espaço Ibeji, para as crianças, com contação de histórias, oficina de pulseiras de miçangas e atividades recreativas.