Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em plena sala da casa, um teatro ativo

23 de Dezembro de 2018 às 06:30

Em plena sala da casa, um teatro ativo O imóvel polivalente abriga aulas dos cursos livres de teatro (infantil e adulto), canto coral e de teatro musical, e apresentações de espetáculos para uma plateia com até 70 pessoas. Crédito da foto: Fábio Rogério

Um palco com seis metros de comprimento ocupa lugar central na sala da residência que há quase 15 anos abriga o Entreatus - Núcleo de Artes Cênicas. Situado na rua Daniel Pereira do Nascimento, 56, no Jardim São Carlos, o imóvel polivalente abriga aulas dos cursos livres de teatro (infantil e adulto), canto coral e de teatro musical, e apresentações de espetáculos para uma plateia com até 70 pessoas.

O local conta ainda com moderno estúdio de gravação musical, sala de música e biblioteca para os alunos, além de também ser usado para ensaios de espetáculos profissionais do grupo. “Quando o corretor mostrou para a gente este imóvel, já tinha o palco na sala. Foi um achado para nós. Demos sorte porque a casa ficou disponível por dois anos e ninguém queria justamente por causa do palco. Era para ser nossa mesmo”, comenta Eliséte Martins, fundadora do espaço ao lado do diretor e dramaturgo Marcello Marra, marido e companheiro em todas as montagens desde 1983.

Em plena sala da casa, um teatro ativo Eliséte Martins é fundadora do espaço ao lado do diretor e dramaturgo Marcello Marra, marido e companheiro em todas as montagens desde 1983. Crédito da foto: Fábio Rogério

Em 2004, o casal inaugurou o espaço destinado não apenas a acolher o material das produções realizadas pelo Grupo Teatral Entreatus, mas também para ensaios, desenvolvimento de pesquisas para novos espetáculos, apresentações de temporadas, e principalmente, para a produção de conhecimento, através de cursos de teatro e música destinados a crianças, jovens e adultos. “A escola é como uma sementeira, porque a gente vai formando os alunos até chegar ao nível mais avançado. Alguns seguem a carreira profissional, como a Lia Canineu, que protagonizou a ‘Cinderela’ nesse semestre em São Paulo”, acrescenta Eliséte, revelando que em 2019, os estudos da turma avançada serão aplicados na montagem do musical “A madrinha embriagada’, de Bob Martin e Don McKellar, de 1988.

Um efervescente espaço cultural

Atualmente a escola está em período de recesso mas, segundo Marcelo Marra, tem cerca de 80 alunos matriculados. O número, no entanto, chega a passar de 100 dependendo da época do ano, transformando a casa num efervescente espaço cultural e de fruição de música e artes cênicas. Durante a semana, as aulas ocorrem no período noturno, já aos sábados pela manhã e tarde.

Em plena sala da casa, um teatro ativo O casal junto com a sobrinha e atriz Mayara Calipsa. Crédito da foto: Fábio Rogério

Tradicionalmente, as apresentações dos espetáculos são feitas ao final de cada semestre no teatro da própria escola e são abertas à comunidade em geral. Já as montagens dos musicais do núcleo avançado e profissional, em virtude de grande estrutura, precisam ser levados para palcos maiores, como o do Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). “Infelizmente não existe um grande teatro comercial na cidade. Existe esse estigma de que teatro não dá retorno, mas isso é uma ignorância. Muita gente sai de Sorocaba todo final de semana para ver musicais em São Paulo”, defende Marra.

Geógrafos e pós-graduados em Pedagogia do Ensino Superior, ambos decidiram direcionar suas experiências para atividades relacionadas a teatro e música, tendo cursado música no Conservatório de Tatuí. Eliséte destaca que o grupo Teatral Entreatus foi fundado na década de 1980, em meio aos festivais da Escola Municipal Dr. Getúlio Vargas. Após pausa para estudos, o grupo iniciou sua fase profissional em 1995 com “Muito barulho por nada”, de William Shakespeare.

Grupo fez história ao ser o 1º da cidade a montar uma ópera

Com quase uma dezena de musicais no repertório, o Grupo Entreatus tem seu nome gravado história das artes cênicas da cidade como o primeiro grupo sorocabano a montar uma ópera. Após cinco anos de pesquisa, “La serva padrona” estreou em 2002, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc), envolvendo cerca de 50 pessoas em sua ficha técnica entre atores, técnicos e músicos.

Em plena sala da casa, um teatro ativo Esta foto mostra um pouco mais do ambiente onde são realizados os ensaios para as apresentações. A produção de 2019 ainda é segredo. Crédito da foto: Fábio Rogério

Em 2016, o Entreatus obteve autorização do Ministério da Cultura (Minc) para captar aproximadamente de R$ 5,6 milhões junto à iniciativa privada, por meio da Lei Rouanet, para uma montagem do espetáculo “Grease”, de Jim Jacobs e Warren Casey. Considerado um dos títulos de maior sucesso da história da Broadway e eternizado no cinema em 1978, com John Travolta e Olivia Newton John, o musical “será deixado de lado”, ao menos por enquanto, comenta Marra. Ele explica que em virtude da crise econômica que atingiu o país nos últimos anos, os investimentos da iniciativa privada ficaram abaixo das expectativas. “Decidimos readequar o projeto e montar um outro espetáculo em 2019”, comenta, fazendo mistério sobre o título da produção.

Esta reportagem é parte da série “Palco independente”, do Mais Cruzeiro, que apresenta, aos domingos, espaços privados e independentes de cultura destinados à formação, pesquisa e fruição das artes cênicas em Sorocaba. (Felipe Shikama)

Galeria

Confira a galeria de fotos