Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em canal na internet, Mário Persico fala sobre as técnicas de teatro

03 de Setembro de 2019 às 22:45

Em canal na internet, Mário Pérsico fala sobre as técnicas de teatro Mário Persico tem a parceria do produtor de vídeo e documentarista Marcelo Nascimento. Crédito da foto: Fábio Rogério (3/9/2019)

Com mais de 40 anos de teatro, o ator e diretor e professor de artes cênicas Mário Persico decidiu que era hora de compartilhar sua experiência para uma plateia ainda mais abrangente: a internet. Desde o início do ano, Persico mantém um canal no Youtube, o “Teatro Escola Mario Persico”, onde fala sobre técnicas de teatro, como linguagens e expressões corporais, cuidados com a voz e assuntos correlatos à vida dos palcos. “A ideia é desmistificar a profissão de ator”, convida.

[irp posts="128667" ]

 

O ator diz que a iniciativa começou com intuito de tirar dúvidas e responder a um público maior às perguntas frequentemente feitas por seus alunos de teatro. Professor de teatro há quase 20 anos, Persico tem cerca de 200 alunos, sendo 150 no Núcleo de Artes Cênicas do Instituto Municipal de Música de Sorocaba (IMMS), mantido pela Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec) e outros 50 em sua escola particular, o Teatro Escola Mario Persico.

Os vídeos, que duram entre 5 a 15 minutos, começaram a ser postados de maneira despretenciosa, mas o feedback positivo dos internautas Brasil afora motivaram uma produção mais sofisticada. Há algumas semanas, o canal ganhou reforço do produtor de vídeo e documentarista Marcelo Nascimento, que assina a direção. “Em cada vídeo eu trabalho uma luz diferente, sempre referência ao teatro e ao assunto abordado”, detalha. A partir das próximas semanas, o canal terá conteúdo semanal, publicado sempre às quintas-feiras.

Persico assinala que, além de tentar quebrar mitos acerca profissão de ator -- como a de que para ser bom basta saber decorar texto -- que habitam na cabeça do público leigo, o canal oferece dicas de interpretação que podem ser úteis tanto para quem deseja ingressar em um curso de teatro, quanto a estudantes de nível intermediário e avançado. A ideia é que, futuramente, alguns exemplos abordados sejam ilustrados com cenas curtas, com alunos e atores convidados.

Reconhecendo, porém, que a plataforma de vídeos já conta com um manancial de produtos sobre interpretação e até cursos completos, Mario Persico destaca que o diferencial do seu canal é a reflexão, embasada por sua experiência profissional, sobre temas correlatos aos palcos propriamente dito, como ética, confiança e referências. “Tudo é falado de maneira bem espontânea”, comenta. (Felipe Shikama)