Buscar no Cruzeiro

Buscar

Em câmera lenta: Hollywood de volta ao set após paralisação pela pandemia

16 de Agosto de 2020 às 15:34

Ator Gregg Daniel finalizou as filmagens do drama de boxe "7th & Union" nas ruas assustadoramente solitárias de Hollywood. Crédito da foto: Chris Delmas/ AFP.

Quando o ator veterano de Hollywood Gregg Daniel foi chamado para uma audição de um filme, quase não compareceu. Isso porque a pandemia já havia chegado em Los Angeles e "ninguém estava gravando".

"Quase hesitei em ir para a audição", disse Daniel. "Sou afro-americano, tenho mais de 50 anos e pessoas negras estão morrendo desproporcionalmente pela Covid-19, mas o roteiro era muito bom e eu sou um ator de coração".

Daniel finalizou as filmagens do drama de boxe "7th & Union", gravado nas ruas assustadoramente solitárias da capital do entretenimento da Califórnia.

"Correu tudo bem" e com segurança, conta a a produtora executiva, Jolene Rodríguez. E tudo isso graças aos constantes testes de diagnóstico, aos "oficiais da Covid" no set, aos postos de saneamento e ao distanciamento social obrigatório entre as cenas, explicou.

Mesmo assim, "7th & Union" é uma das poucas produções cinematográficas feitas em Hollywood desde que o governador Gavin Newsom deu sinal verde, em junho.

Os temores sobre a saúde da equipe, a incerteza e uma segunda onda de casos de coronavírus fizeram com que poucos produtores de cinema se atrevessem a voltar ao set, alguns inclusive optaram por gravar em outro lugar ou até mesmo no exterior.

A Califórnia é o estado com mais casos de Covid-19: mais de 580.000, com 10.000 mortes.

[irp posts="281620" ]

 

Autorizações para gravar em Los Angeles caíram para um terço do habitual. Crédito da foto: Robyn Beck/ AFP.

Otimismo cauteloso

As autorizações para gravar em Los Angeles caíram para um terço do habitual, de acordo com a organização sem fins lucrativos FilmLA. A grande maioria delas são destinadas a propagandas e reality shows.

O principal obstáculo para os estúdios de cinema está nas discussões entre empregadores e sindicatos para chegar a um acordo sobre um novo protocolo de segurança para toda a indústria.

"Estamos trabalhando nisso há muitas, muitas semanas... há uma série de questões complicadas", afirmou Duncan Crabtree-Ireland, diretor de operações do sindicato de atores SAG-AFTRA. O executivo juntou forças com os sindicatos de diretores, técnicos e caminhoneiros de Hollywood.

Assim que as negociações forem concluídas - espera-se um acordo para o próximo mês - a próxima dor de cabeça serão os contratos de seguro.

O custo de reiniciar uma produção apenas para suspendê-la novamente devido a um possível surto é tão alto que as seguradoras estão excluindo as exigências relacionadas à Covid-19 dos novos contratos.

Por enquanto, as produções devem ser aprovadas pelos sindicatos, que analisam cada caso separadamente, com base na frequência e no tipo de testes que serão aplicados, especialmente nas filmagens de baixo orçamento. (AFP)

Galeria

Confira a galeria de fotos