Buscar no Cruzeiro

Buscar

Edital seleciona mostras para a Pinacoteca de Sorocaba

19 de Janeiro de 2020 às 00:02

Edital seleciona mostras para a Pinacoteca de Sorocaba Crédito da foto: Atualmente, sete salas da Pinacoteca abrigam quadros e esculturas de artistas que vivem ou viveram em Sorocaba. Crédito da foto: Erick Pinheiro (25/1/2019)

A Secretaria Municipal de Cultura (Secult) de Sorocaba publicou, no Jornal do Município de quinta-feira (16), um edital de chamamento para exposições de artes visuais a serem realizadas na Pinacoteca Municipal, no período de fevereiro a dezembro deste ano. Para os artistas participarem com suas obras, o acervo permanente -- em sua totalidade ou parte dele, dependendo do projeto apresentado --, será retirado para dar lugar a mostras temporárias dos interessados.

Questionada se a constante retirada do material do acervo municipal poderia prejudicar de alguma forma as obras, a Secult disse que “a disposição, retirada e remontagem das obras é realizada sempre com acompanhamento técnico, não oferecendo, portanto, riscos de prejuízo ao acervo”. A secretaria também não deixou claro se Sorocaba continuará a ter uma Pinacoteca, com formato de manutenção de exposições permanentes, ou se o local se transformará num espaço apenas para mostras temporárias. “Isso será estudado pela comissão estabelecida para este edital. Em princípio, e como já informado, a ideia é manter tanto exposições para demais artistas como com o acervo próprio”, afirmou a Secult.

Ainda de acordo com a Secult, a decisão de abrir espaço para exposição temporária é uma demanda que advém da própria classe artística. “A secretaria vinha sendo procurada e questionada por artistas, constantemente, sobre quando a Pinacoteca seria disponibilizada para que pudessem expor as suas obras.”

A Pinacoteca está instalada em sete salas do Chalé Francês, que fica em frente à Estação Ferroviária. Crédito da foto: Erick Pinheiro

Obras

Atualmente, a Pinacoteca Municipal conta com 60 obras, com assinaturas de Zezé Corrêa, Ettore Marangoni, Nelson Molina e Lucia Castanho, entre outros. Sete salas abrigam quadros e esculturas de artistas que vivem ou viveram em Sorocaba.

As primeiras obras fazem um registro histórico de uma Sorocaba das décadas de 1920 a 1960, pelo olhar de Zezé Corrêa e Ettore Marangoni. Numa outra sala é possível observar produções contempladas pelo Prêmio Flávio Gagliardi. Mais à frente, há uma série de fotografias produzidas durante um workshop. Pelo menos três salas são de pinturas produzidas nos últimos anos por artistas locais.

A responsável técnica pela Pinacoteca Municipal é a museóloga Daniella Gomes Moreira. Ela atua sob supervisão do Chefe de Seção de Acervo Histórico, Ivan José Aprimo Ferreira e do chefe de Divisão de Patrimônio Cultural e Histórico, André Mascarenhas.

Inscrições

Conforme o edital, que segue aberto até 14 de fevereiro, podem se inscrever artistas que tenham projetos nas seguintes modalidades: pintura, escultura,objeto, gravura, desenho, fotografia, videoinstalação, videoarte, intervenção, performance, instalação e obras que criem interfaces com mídias eletrônicas e digitais.

Paralelamente, poderão ocorrer mostras de jovens artistas convidados e ou aqueles com trajetória consolidada, com exposições individuais ou retrospectivas, de acervos públicos ou privados, conforme a programação da Secult.

Os artistas poderão se candidatar ao chamamento de forma individual ou coletiva. A inscrição é gratuita e pode ser feita na própria Pinacoteca (no Jardim Maylasky, à avenida Afonso Vergueiro, s/nº, Centro, das 9h às 12h e das 13h às 16h).

Deverá ser realizada pelo proponente pessoalmente ou por procuração assinada e com firma reconhecida. Não serão aceitas inscrições enviadas por e-mail, fax ou recebidas fora do prazo estipulado.

Cada proponente só pode encaminhar uma proposta de exposição, devendo esta se inserir na modalidade de exposição individual ou coletiva. No caso da individual, a proposta deverá ser inscrita e apresentada pelo autor ou curador das obras e, no caso da coletiva, pelo responsável do grupo de artistas ou curador.

Período de exposição

Importante mencionar que o período de cada exposição será definido pela Secretaria da Cultura, podendo durar entre 28 e 60 dias. As obras expostas na Pinacoteca Municipal de Sorocaba não estarão cobertas por seguro, a não ser que o artista realize o mesmo e assuma seus custos, com recursos próprios ou por meio de patrocínio.

A seleção das propostas será realizada por comissão designada pela Secult, incluindo um membro do Conselho Municipal de Política Cultural de Sorocaba. A divulgação dos selecionados será publicada no Diário Oficial do Município. (Daniela Jacinto)

[irp posts="208944" ]