Buscar no Cruzeiro

Buscar

Edital da Linc recebe inscrições de 101 projetos na área cultural

01 de Setembro de 2018 às 15:24

Um total de 101 projetos foram inscritos no edital 2018 da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc). As inscrições, que pela primeira vez foram realizadas exclusivamente pela internet, foram encerradas na noite de quinta-feira (31). O número de projetos interessados em receber fomento neste ano é 5,2% maior que em 2017, quando foram protocolados 96 propostas. De acordo com a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur), 47 proponentes concorrem na categoria “Primeiros Projetos” e 54 na modalidade “Projetos Experientes”.

A Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba é um mecanismo que tem por objetivo estimular projetos e ações de cunho cultural na cidade, bem como ampliar e diversificar a produção, criar espaços, preservar o patrimônio cultural e promover as formas de circulação de bens culturais na cidade. O investimento total neste ano será de R$ 810 mil, sendo que até 10% será reservado para custear o processo de avaliação e para manutenção dos serviços administrativos da Linc.

Segundo a Secultur, numa primeira análise feita pela equipe da pasta, na manhã de ontem, foi constatado que duas inscrições realizadas foram encaminhadas com o formulário preenchido de forma incompleta, sem constar, por exemplo, a escolha da área. Com isso, os mesmos devem ser invalidados pela Comissão de Desenvolvimento Cultural (CDC). Ainda segundo a pasta foram inscritos 27 projetos em Artes Cênicas; quatro em Artes Visuais; 15 em Cinema e Vídeo; nove em Letras; 21 em Música; 17 em Formação Cultural; três em Patrimônio Histórico e Cultural; e três em Festivais Artísticos e Culturais.

Próximos passos

Os projetos serão selecionados e avaliados em sete fases, na seguinte ordem: inscrição; avaliação documental e técnica; publicação das notas das avaliações; interposição de recursos; publicação dos projetos pré-habilitados; habilitação documental; e publicação de resultados e homologação.Conforme a Secultur, a partir da próxima semana a CDC analisará os projetos para então distribuí-los entre os peritos para avaliação técnica.

Os quesitos a serem considerados avaliados são: relevância cultural e ou artística para o campo/área no qual se enquadra; plano de democratização aos bens ou serviços culturais produzidos; plano de distribuição; adequação dos objetivos à previsão orçamentária; exequibilidade dos prazos propostos no cronograma; qualificação do proponente e dos principais profissionais envolvidos; e plano de divulgação e mobilização de público.

Para mais informações ou dúvidas referentes à Linc, a Secultur pede que os proponentes enviem e-mail para [email protected] ou entrem em contato pelo telefone (15) 3211-0578, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.