Buscar no Cruzeiro

Buscar

Documentário ‘Extremos’ está disponível na internet

04 de Julho de 2020 às 00:01

Documentário ‘Extremos’ está disponível na internet Moradores e pesquisadores revisitam o passado de Brigadeiro Tobias, São Bento, Aparecidinha e Éden. Crédito da foto: Divulgação / Secom Sorocaba

Produzido em 2017 com apoio da Lei de Incentivo à Cultura (Linc), o documentário que retrata a história e cotidiano dos quatro cantos de Sorocaba está disponível gratuitamente internet durante a esta pandemia de Covid-19. “Extremos -- histórias cotidianas”, do diretor Cleiner Micceno, tem 93 minutos de duração e conta histórias de quatro bairros de Sorocaba: Brigadeiro Tobias, São Bento, Aparecidinha e Éden, sempre sob a ótica de histórias de pessoas ligadas aos bairros e de pesquisadores.

Ao todo, o filme reúne 28 depoimentos, entre pesquisadores e moradores dos bairros. “A vida das pessoas é a força que move toda narrativa e através dessas histórias foram resgatadas curiosidades e também a história da cidade. Além disso, a feira da barganha e toda a sua tradição é o epicentro do documentário, no qual todos os extremos de Sorocaba se encontram”, comentou Micceno, ao Mais Cruzeiro, em fevereiro do ano passado, na sessão de pré-lançamento do filme que ocorreu na Biblioteca Infantil Municipal.

Diretor e roteirista de cinema premiado por dezenas de curtas-metragens, com destaque especial para “Cartas da loucura”, “Augusto aos pedaços” e “A história de Zé Tapera”, Cleiner Micceno também atua como fotógrafo, produtor, oficineiro de audiovisual e curador do cineclube “Filmes Cult nas Quartas”, realizado na Biblioteca Infantil.

Também é presidente da Academia Sorocabana de Fotografia, Cinema e Vídeo e fundador do Festival de Filmes de Terror de Sorocaba e Região. Para assistir ao documentário, basta acessar o link: https://vimeo.com/329936065.

Cultura em casa

Durante a pandemia do novo coronavírus, a Secretaria da Cultura (Secult), está divulgando nas redes sociais os projetos aprovados e viabilizados pela Lei de Incentivo à Cultura (Linc) que estejam disponíveis em plataformas on-line. A intenção é a de oferecer a quem está em casa, em quarentena, a oportunidade de conhecer trabalhos de produtores e artistas locais que se beneficiaram da Linc para por em prática seus projetos.

Um desses trabalhos é “Os Manducas de Fiúza em Prosa e Verso”, disponível on-line através do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=ePuQ2wH1-bQ. A obra, do contador de histórias Zé Bocca e do tocador de viola Maurício Tocco, mescla contação de histórias com modas caipiras, com ênfase na oralidade, e que falam sobre a fundação de Sorocaba e o tropeirismo.

Zé Bocca é um pesquisador da originalidade brasileira, reconhecido em todo o país com projetos ligados à originalidade em Araçoiaba da Serra e Votorantim. Atualmente, viaja principalmente ao Nordeste levando suas histórias e seu jeito personalíssimo de contá-las, prendendo a atenção do público.

“Os Manducas de Fiúza” têm o objetivo de resgatar a tradição caipira paulista, popularizá-la entre os jovens e trazer recordações para as pessoas da época, apresentando canções de Nhô Juca, Tonico e Tinoco, Tião Carreiro e Pardinho e Raul Torres e Florêncio, além dos causos de Cornélio Pires. (Da Redação, com informações da Secom Sorocaba)