Buscar no Cruzeiro

Buscar

Digo Ferreira chega com suas ‘Conexões’ ao Teatro Municipal

07 de Agosto de 2019 às 22:01

Digo Ferreira chega com suas ‘Conexões’ “Conexões” é o segundo disco de Digo Ferreira, com oito temas instrumentais inéditos e releituras. Crédito da foto: Neube Neto / Divulgação

A riqueza harmônica da música mineira, a diversidade dos ritmos nordestinos, as melodias coloridas do Conservatório de Tatuí e a inventividade do jazz se misturam em “Conexões”, segundo álbum do guitarrista e compositor Digo Ferreira, que será lançado nesta quinta-feira (8), às 20h, em show gratuito no Teatro Municipal Teotônio Vilela (TMTV). Acompanhado de um quinteto, o álbum traz as luxuosas participações do violonista e compositor mineiro Toninho Horta e do sanfoneiro carioca Oswaldinho do Acordeon.

[irp posts="149278" ]

 

Produzido com apoio da Lei de Incentivo à Cultura de Sorocaba (Linc) no edital de 2018, o disco reúne oito temas instrumentais inéditos e releituras de “Garota de Ipanema” de Tom Jobim e Vinícius de Moraes, e “Feitiço da vila” de Noel Rosa e Vadico, com arranjos de Rodrigo Ferreira. “Conexões” é formado por composições inspiradas em diferentes influências -- na música e fora dela -- que reafirmam o nome de Digo Ferreira, 33 anos, entre os artistas mais criativos da nova geração da música instrumental brasileira.

A exemplo da inusitada versão de “Garota de Ipanema”, em compasso de cinco por quatro, todos os arranjos do disco foram cuidadosamente escritos pelo guitarrista, criando uma concepção quase orquestral ao grupo formado por Salomão Soares (piano), Fi Maróstica (contrabaixo), Rodrigo Ursaia (saxofone), Guegé Medeiros (bateria) e Manu (percussão). O disco conta ainda com participações de Evandro Marcolino (bandolim), Joaquinha Almeida (sanfona) e Marcos Alma (piano).

“Os arranjos estão mais estruturados que o meu disco anterior [‘Renascendo’] e os todos os solos, de improviso, estão mais curtos, para que som se torne algo mais acessível para todos os públicos”, comenta. Ferreira aponta que a característica predominante deste novo trabalho foi o aprofundamento de sua pesquisa sobre ritmos brasileiros. “Uma concepção que procurei desenvolver bastante foi a presença muito forte da percussão, com instrumentos variados como pandeiro, zabumba, conga...”, cita.

Horta

Um dos destaques do álbum “Conexões” é a música “Horta farta”, composta em homenagem a Toninho Horta, que teve a participação do próprio homenageado. Músico que fez parte do movimento Clube da Esquina e é referência mundial especialmente pela arte da harmonia, Toninho Horta surpreendeu Ferreira ao aceitar o convite para participar da gravação da faixa, com inigualável violão acompanhado dos vocalizes.

“Sem pretensão nenhuma eu enviei a gravação da música para a produção dele. A gente se falou por telefone, ele disse que gostou em topou fazer a gravação”, relata. Como a música já estava pré-gravada, Toninho a complementou, em sessões de estúdio em São Paulo e em Belo Horizonte. “Além de genial, ele é um cara muito generoso, me deu dicas no arranjo que agregaram muito”, complementa.

Digo Ferreira chega com suas ‘Conexões’ Participaram do álbum os músicos Salomão Soares (piano), Fi Maróstica (contrabaixo), Rodrigo Ursaia (saxofone), Guegé Medeiros (bateria) e Manu (percussão). Crédito da foto: Neube Neto / Divulgação

Horta retribui os elogios. “Digo Ferreira é um músico e compositor de primeira qualidade, que já tem uma onda dele, uma identidade nos arranjos e na forma de compor. Ele é muito criterioso e me surpreendeu pela sua música que é bonita e alegre. É um músico preparado, que tem um lindo som de guitarra e um trabalho maravilhoso”, diz.

Cabe dizer que Digo carrega a musicalidade mineira no DNA. Nasceu em Belo Horizonte e se mudou com a família para Sorocaba aos 9 anos de idade. Paralelamente ao seu trabalho autoral, o guitarrista é figura carimbada em bandas de forró da capital paulista. Essa nordestinidade que influencia fortemente o seu trabalho autoral também é reverenciada no disco, na música “Forró pra Seu Domingos”, composta para Dominguinhos, e que tem participação especial do amigo e parceiro do homenageado, o carioca Oswaldinho do Acordeon. “A alegria uma dupla, participar do disco de um instrumentista desse porte e ainda mais homenageando um grande músico que foi o Dominguinhos”, afirma Oswaldinho.

“Conexões” estará disponível nas principais plataformas de streaming a partir da próxima terça-feira, dia 13. Já o CD estará à venda hoje depois do show ao valor promocional de R$ 20. “Sou músico de várias influências e resultado de inúmeras conexões feitas ao longo da vida, não só com a música e os músicos, mas com tudo. Com a natureza, com a energia, com a ancestralidade, com a família. Com certeza, tudo isso influencia não apenas no meu som, mas naquilo que a gente é”, finaliza. (Felipe Shikama)

Serviço

Digo Ferreira lança “Conexões”

Quinta-feira (8), às 20h

Teatro Municipal Teotônio Vilela (avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, s/n, Alto da Boa Vista)

Entrada gratuita (ingressos serão distribuídos na bilheteria a partir das 19h)

Galeria

Confira a galeria de fotos