Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dia da Língua Portuguesa terá programação de museu paulista

30 de Abril de 2020 às 00:01

Dia da Língua Portuguesa terá programação de museu paulista As atividades serão transmitidas, por três dias, no YouTube e Facebook do museu. Crédito da foto: Emidio Marques / Arquivo JCS (14/10/2013)

O Museu da Língua Portuguesa vai comemorar o Dia Internacional da Língua Portuguesa deste ano com três dias de programação virtual. De 3 a 5 de maio, uma série de atrações vai levar música, “slam” (apresentação de poesia falada), literatura, contação de histórias, oficina, bate-papos e performances às redes do museu. A programação será transmitida no YouTube e Facebook do Museu, sempre a partir das 15h.

Esta é a terceira edição da comemoração pelo Dia da Língua Portuguesa, que nos anos anteriores foi realizada no saguão da Estação da Luz. A programação cultural aproveita a conexão via web para internacionalizar as comemorações, focadas na pluralidade do idioma na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que instituiu o Dia Internacional da Língua Portuguesa no dia 5 de maio.

Entre as atrações estão a dupla portuguesa Fado Bicha, que modernizou as estruturas do tradicional fado em Portugal (domingo, dia 3); o Slam da Língua Portuguesa, apresentado por Roberta Estrela D’Alva com participação de poetas do Brasil, Angola, Moçambique e Portugal (terça-feira, dia 5); e as ‘lives’ Conexão Musical, que acontecerão nos três dias, e terão discotecagem do escritor e músico Kalaf Epalanga (Angola), da cantora Kenna Bahule (Moçambique) e do músico Hélio Ramalho (Cabo Verde), com a condução do pesquisador brasileiro Rafael Galante.

O público também vai ser transportado para dentro do Museu da Língua Portuguesa: na performance “Silêncio” (domingo), o dançarino Eduardo Fukushima apresenta uma coreografia gravada dentro das instalações do museu, completamente vazio e em silêncio. Ao longo dos três dias haverá ainda eventos virtuais com autores dos países de Língua Portuguesa.

O Museu da Língua Portuguesa será reinaugurado este ano, após ser destruído por um incêndio. Veja a programação completa do Dia Internacional da Língua Portuguesa em http://museudalinguaportuguesa.org.br. (Da Redação)