Buscar no Cruzeiro

Buscar

Dalton fala sobre seus personagens

23 de Agosto de 2020 às 00:01

Dalton fala sobre seus personagens Ator está em duas reprises de novela e destaca o olhar crítico para seu trabalho. Crédito da foto: Divulgação

Dalton Vigh sorri quando percebe que completou 25 anos de carreira em 2020. “Só me dou conta que já faz 25 anos quando as pessoas me falaram agora (risos). A sensação que eu tenho é que ainda estou começando. Para mim é tão recente!”, refletiu o ator, em entrevista ao Estadão, demonstrando aquela paixão de quem trabalha na carreira que ama.

Ele coleciona, até agora, 36 trabalhos em televisão, seja novela ou seriado, 12 filmes e 14 peças teatrais. Atualmente, está em duas novelas ao mesmo tempo: nas reprises de Fina Estampa, na Globo, e em O Clone, no canal Viva. “É sempre uma viagem no tempo. Algumas cenas eu lembro bem e outras me pergunto: ‘Eu gravei isso? Nem lembrava’. E é um exercício de autocrítica, teria feito algo diferente”, diz. Ele passou também por SBT, no mais recente sucesso de Poliana, Record TV e pela antiga TV Manchete. No ano passado, o ator esteve em cartaz com a peça Caros Ouvintes.

Com a experiência de 25 anos de carreira, Dalton Vigh consegue ver beleza no teatro, na TV e no cinema. “O teatro é o único trabalho com linearidade de emoções. Claro, algumas peças são contadas fora de ordem, mas você sabe onde começa e termina. No cinema e na TV, a gente faz isso, mas grava fora dessa ordem. O processo de composição do personagem é diferente. Sem contar que, em novela, a gente nunca sabe onde o personagem vai terminar, depende da aprovação do público. O teatro tem o lado de você se sentir seguro, já ensaiou bastante e tudo o mais. E a televisão tem o lado do ‘trapézio sem rede’, pode ir para um lado ou outro”, explica.

O ator conta que largou estágio de publicitário para dedicar-se ao teatro e começar sua carreira atual. A decisão foi encarada com estranheza por alguns amigos que agora, segundo ele, sabem que ele fez a escolha certa seguindo sua aptidão. (Estadão Conteúdo)