Buscar no Cruzeiro

Buscar

Curta sobre Nilson Costa pode ser visto no Youtube

26 de Julho de 2020 às 00:01

Curta sobre Nislon Costa pode ser visto no Youtube Obra mostra Nilson Costa falando sobre sua vida e carreira. Crédito da foto: Divulgação

Nilson Costa morreu no último dia 12 de julho, aos 80 anos, enquanto dormia. Seu nome faz parte da história do humor na televisão brasileira. Durante anos, assinou roteiros para Chico Anysio, Os Trapalhões, Ronald Golias e Fofão. Um documentário curta-metragem, de apenas 12 minutos, que mostra o humorista sorocabano falando um pouco sobre sua vida e carreira pode ser visto no YouTube.

Formado em Odontologia, Nilson exerceu a profissão de dentista durante 20 anos, quando surgiu a oportunidade de escrever roteiros para programas de TV. Ele aprendeu os macetes da nova carreira com Marcos César, pseudônimo do também sorocabano Ary Madureira Filho.

Funcionário contratado pela Rede Globo e TV Bandeirantes, Nilson também fez roteiros para a emissora local, a TV Metropolitana, e assinou colunas de humor nos jornais Cruzeiro do Sul (Mafagafos) e Diário de Sorocaba (Tic tac).

Como forma de homenageá-lo, a equipe Trembeque de Cinema resolveu disponibilizar o documentário gravado com Nilson, que era natural de Sorocaba (SP) no ano passado. O vídeo faz parte de um projeto maior, ainda em andamento, que consiste em 12 documentários em que os personagens compartilham suas experiências de vida com o público.

A equipe Trembeque tem como integrantes o músico Zeca Collares e o cinegrafista Yuri Ledesma, ambos formados em cinema pela Ceunsp, o iluminador Claudinei Jesus Rosa e a jornalista Daniela Jacinto, todos moradores de Sorocaba (SP). O trabalho pode ser conferido no link encurtador.com.br/uBFXZ. (Da Redação)