Buscar no Cruzeiro

Buscar

Curta-metragem “La fora” é selecionado para o Cine Forte

19 de Dezembro de 2020 às 00:01

Curta-metragem “La fora” é selecionado para o Cine Forte Curta selecionado é o terceiro da “Quadrilogia da Pandemia”. Crédito da foto: Divulgação

O curta-metragem “La fora”, realizado pelo ator votorantinense Guilherme Telli está entre os vinte selecionados para o Cine Forte, Festival Nacional de Cinema da Paraíba, que ocorrerá entre os dias 7 e 9 de janeiro de 2021, na Fortaleza de Santa Catarina, monumento histórico símbolo da cidade de Cabedelo (PB).

O festival, que neste ano não terá caráter competitivo, recebeu 465 inscritos de todo o Brasil. O filme de Telli é o único representante da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS) e será exibido na Mostra Baluarte, dedicada à produção de fora do Estado da Paraíba. “É muito rico estar representando o nosso interior e a nossa produção artística em um Festival Nacional, ainda mais com um filme realizado durante a pandemia, com custo zero”, comenta o artista.

Quadrilogia da Pandemia

O curta selecionado para a mostra é o terceiro de uma quadrilogia realizada durante a quarentena, intitulada “Quadrilogia da Pandemia”, compondo o Projeto Coronavidius. A série de vídeos, ou “experimentações cênico-poéticas audiovisuais”, como Telli prefere chamá-los, nasceu em tempos de isolamento social e conta com textos poéticos pertinentes ao atual momento, “em especial ao universo peculiar dos artistas e seus dramas -- mais intensificados com a pandemia”, afirma.

“Lá fora” acompanha três presidiários, confinados em sua cela, narrando a fuga de um quarto personagem, o protagonista da trama, que em nenhum momento aparece. “É uma das sensações pelas quais passei durante este período: tem algo acontecendo lá fora, que só podemos supor, não temos muita autonomia para interferir. Apenas torcer, vibrar. Essa impotência diante da sua impossibilidade de se mover, causa emoções diversas como ansiedade, indignação, tolerância”, comenta o artista.

A série têm fotografia de Nando Gatti, edição e finalização de Alexandre Valentim. O curta selecionado conta, ainda, com trilha sonora original composta pelo músico e produtor musical sorocabano Maurício Nogueira.

Diante da boa repercussão do projeto, Telli planeja realizar em janeiro, em data a se confirmar, uma live com exibição dos quatro curtas seguido de bate-papo com a equipe, para falar sobre os processos de criação e produção dos filmes. Além do filme que está concorrendo no festival, os outros três curtas (“Agora...vê”, “Ilusões perdidas” e “Nu escuru”) estão disponíveis no Instagram do projeto @coronavidius.oficial. (Felipe Shikama)