Buscar no Cruzeiro

Buscar

Cultura já catalogou quase 7 mil peças do acervo do museu ferroviário

19 de Janeiro de 2021 às 00:47

Catalogar as peças do acervo é um trabalho contínuo e se intensificou na pandemia. Crédito da foto: Secom

O Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS), um espaço cultural importante que abriga parte da história da cidade, já teve 6.834 peças do seu acervo público inventariado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult). Trata-se de um trabalho contínuo de identificação dos bens culturais do museu, essencial para a gestão do patrimônio. No momento, a equipe está catalogando objetos pecuniários, além de identificar e embalar documentos do acervo.

Inaugurado em 1997, o MEFS conta com pinturas, fotografias, mapas e objetos que relembram a história da Estrada de Ferro Sorocabana, importante empresa pioneira no ramo que se expandiu para diversas regiões do Brasil e que marcou a memória da cidade. Grande parte do acervo é proveniente de doações particulares, cedidas a fim de preservar e difundir o registro dessa época.

Coordenado pela museóloga Daniella Moreira, o trabalho de inventariar consiste em catalogar, identificar e quantificar um acervo museológico e é realizado por universitários de cursos de História e Geografia, que fazem estágio na Secretaria da Cultura. A identificação do material teve início em 2017, ela informa, com os mapas, projetos, plantas e desenhos técnicos do MEFS. Esse trabalho começou a ser intensificado em março de 2020, com a chegada da pandemia da Covid-19 e a necessidade de suspensão temporária das visitas presenciais nos espaços culturais.

Metodologia

As peças são higienizadas, acondicionadas e registradas de maneira sistemática. Ao final, as fichas são incluídas em uma planilha em Excel, que facilita a consulta ao acervo e, consequentemente, evita o manuseio de muitas peças no momento da pesquisa. O material é procurado durante o ano todo, principalmente para trabalhos de alunos de Mestrado e Doutorado de faculdades e universidades de todo o Estado de São Paulo.

Entre os quase 7 mil itens do acervo já catalogados, estão: 2.809 fotos; 2.524 livros, revistas e periódicos; 1.990 objetos pecuniários; 1.230 mapas, projetos, plantas e desenhos técnicos; 696 documentos; 87 itens de comunicação; quatro desenhos; uma pintura; uma embalagem; um objeto de culto; um equipamento agrícola; dentre muitos outros. Esses bens culturais catalogados podem ir para a reserva técnica ou para exposição no museu.

De acordo com a Secretaria da Cultura, a metodologia para o inventário é a Thesaurus para Acervos Museológicos, utilizada por museus de todo o País, que possui um sistema de classificação bastante abrangente, permitindo um processo de catalogação mais preciso e de fácil acesso aos funcionários, pesquisadores e o público em geral. A ficha catalográfica segue as recomendações do Categorias de Informação do Comitê Internacional de Documentação (CIDOC-ICOM) e do Manual de Catalogação do Museu Nacional de Belas Artes, ambos adotados em diversas instituições museológicas do país.


Registro sistemático tem objetivo de facilitar a consulta. Crédito da foto: Divulgação Secom

Sobre o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS)

A exposição permanente do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana conta a história da ferrovia, passando por personagens históricos, pela expansão da malha ferroviária e pela inauguração das estações. Máquinas de escrever, de calcular, aparelhos telefônicos, PABX e teodolitos são alguns dos objetos antigos que podem ser encontrados no local.

No acervo também é possível encontrar pinturas e objetos pessoais de Luiz Matheus Maylasky, visconde de Sapucaí e diretor da Estrada de Ferro Sorocabana, e de sua esposa Ana Franco de Andrade, que fez parte de uma das famílias mais influentes da época. A história do início das ferrovias e locais por onde elas passaram também podem ser conferidos através de imagens e documentos.

Para agendar uma visita ao MEFS, o interessado deve acessar o link: https://bit.ly/312BO6i. Já, para fazer uma pesquisa acadêmica a respeito do acervo, basta acessar: https://bit.ly/2IsFZ5d. O museu está localizado na rua Álvaro Soares, 533, no Jardim Maylasky, e tem entrada gratuita. A unidade funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 16h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3212.8170. (Da Redação com informações de Secom Sorocaba)

 

Galeria

Confira a galeria de fotos